Pesquisa Datafolha divulgada nesta última quarta-feira (19) indica que Jair Bolsonaro (PL) descolou de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Sudeste, região mais populosa do país onde os dois adversários vinham registrando empate técnico.
A distância entre eles ali passou de 4 para 7 pontos percentuais na última semana, ficando fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais nesse grupo. O presidente agora tem 50%, e o petista, 43%.
O atual mandatário também freou a expansão do adversário no Nordeste, que abriga o segundo maior eleitorado, mas continua muito atrás na região. Lula flutuou de 68% para 67%, e Bolsonaro, de 27% para 29%, com margem de erro de quatro pontos.
Nas demais regiões as variações foram menores. O presidente segue liderando no Sul e no Centro-Oeste, com 17 e 14 pontos percentuais de vantagem, respectivamente. No Norte, ambos empatam tecnicamente, com 50% do mandatário a 46% do petista.
O levantamento, que ouviu 2.912 pessoas entre esta terça (17) e esta quinta, foi contratado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07340/2022.
Abaixo, veja o desempenho dos rivais em cada região nas respostas estimuladas, incluindo os que pretendem anular, votar em branco ou estão indecisos. No Brasil, 43% do eleitorado está no Sudeste, 27% no Nordeste, 14% no Sul, 8% no Norte e 7% no Centro-Oeste, segundo o Datafolha.
As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.