Pesquisa Datafolha divulgada neste último domingo (9) aponta que a taxa de apoio à privatização de empresas e serviços públicos é maior entre moradores do estado de São Paulo do que no restante do Brasil.
Segundo a sondagem, 42% dos paulistas são a favor da transferência de estatais para o setor privado, enquanto 38% dos brasileiros têm a mesma opinião. Em São Paulo, os que se opõem somam 43%, ante 45% no recorte nacional. A minoria (3%) diz ser indiferente, e 12% dos entrevistados não sabem (14% no país todo).
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 5 de abril, em 65 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo. Foram ouvidas 1.806 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à Sabesp, 40% são favoráveis à privatização, e 53%, contrários. Além disso, 6% dizem não saber e o restante (1%) afirmou não saber. Estradas e rodovias tiveram a maior taxa de apoio: 54% dos entrevistados defendem a privatizações, enquanto 39% reprovam. Já sobre a Petrobras, 52% são contrários e 40% favoráveis. Quanto ao Porto de Santos, 45% são contra, 43% a favor, 2% se dizem indiferentes e 9% não sabem.