Pesquisa Datafolha divulgada neste último domingo (2) aponta que 80% dos entrevistados acreditam que Lula (PT, foto) tem agido bem ao pressionar o Banco Central pela queda da taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano. Outros 16% disseram não concordar com o comportamento do presidente, enquanto o restante (4%) não soube dizer.
Ainda segundo o levantamento, 71% afirmaram que a Selic está mais alta do que deveria. Outros 17% acreditam que a taxa está no patamar adequado, enquanto 5% disseram que ela está mais baixa do que deveria. O restante (6%) não soube responder.
O Copom mantém a Selic no atual nível desde setembro do ano passado, quando interrompeu uma sequência de 12 altas consecutivas. Sob o argumento de controlar o IPCA e trazê-lo para a meta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirma que as decisões da autarquia são técnicas e baseadas nas expectativas de inflação futura. Para este ano, a meta central de inflação foi fixada em 3,25% e será considerada formalmente cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%.
O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,84% em fevereiro, 0,31 ponto percentual acima da taxa de janeiro, quando registrou alta de 0,53%. No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 1,37% e, em 12 meses, de 5,60%, ficando abaixo dos 5,77% nos 12 meses anteriores.