Segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, membros da cúpula das Forças Armadas estão vendo a comemoração do 7 de Setembro desta quinta-feira como uma oportunidade de mostrar o “retorno à normalidade”.
Segundo militares de alta patente, há o entendimento interno de que este é o momento de deixar no passado a tensão institucional vinculada à data nos anos de governo Bolsonaro e voltar a associá-la ao “o Dia da Pátria”, sem conotação política.
Nas redes sociais das Forças, especialmente do Exército, bolsonaristas ameaçaram ir ao desfile com melancias. A menção à fruta é usada de maneira pejorativa para se referir a militares, por ser verde por fora e vermelha por dentro, e ganhou impulso com a posse de Lula.
Integrantes da cúpula relataram que não há receio sobre a movimentação de radicais. Para eles, as ameaças por meio das redes “aumentam a convicção de que agimos certo”, em referência a não embarcar em uma aventura golpista estimulada por Bolsonaro.
— Entre a popularidade e a legalidade, ficar com a segunda opção é sempre o correto — resumiu um integrante do Alto Comando.