sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/ YouTube STF
Home / DESTAQUE / Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF
quinta-feira 3 de agosto de 2023 às 16:28h

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O advogado Cristiano Zanin tomou posse nesta quinta-feira (3) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro foi indicado pelo presidente Lula (PT), e entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.

Foram convidadas cerca de 350 pessoas. Estiveram presentes amigos e familiares de Zanin. O presidente Lula esteve no evento, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário também marcaram presença.

Ex-defensor de Lula na Lava Jato, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho.

A cerimônia durou cerca de 15 minutos. A sessão foi aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin foi conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestou juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse.

À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.

Perfil

Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

O novo ministro nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!