sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Cresce apoio ao candidato do PP à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia
quarta-feira 6 de janeiro de 2021 às 08:17h

Cresce apoio ao candidato do PP à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Conforme a coluna Satélite do jornal Correio, é cada vez maior a tendência de apoio da bancada de oposição ao candidato do PP à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Niltinho.

Em conversas reservadas com o jornal, parlamentares oposicionistas avaliam que a ala pró-Niltinho é, hoje, maior que o grupo aliado ao nome escolhido pelo PSD, Adolfo Menezes, para disputar o comando da Casa. “É fato que, entre nós, o cenário de agora é mais favorável a Niltinho, sobretudo pela relação próxima de muitos deputados da bancada com o padrinho da candidatura dele, que é o atual presidente da Assembleia, mas isso não significa adesão automática. Ainda há muita água pra correr sob a ponte. E tudo pode mudar”, avaliou um influente integrante da oposição.

Antes de definir nomes, líderes oposicionistas trabalham segundo a coluna para unificar os 17 votos do bloco. “Só faltam três deputados na conta. Essa costura final será feita por ACM Neto”, disse outro parlamentar do grupo, sobre o papel do ex-prefeito e principal cacique do DEM nas negociações.

Embora ainda não haja consenso da oposição sobre os rumos na corrida pelo controle do Legislativo estadual, todos os deputados da bancada consultados pela coluna afirmaram que qualquer decisão vai depender, primeiro, do posicionamento do governador Rui Costa (PT) na disputa. Em suma, se o petista se colocar em campo para apoiar um candidato, o bloco da minoria seguirá o mesmo caminho. “Não vamos entrar para perder. Precisamos manter a influência que temos na Mesa Diretora da Casa e força parlamentar”, disse um cardeal da oposição, ao resumir o sentimento do grupo frente à sucessão de Nelson Leal.

Cartas na mesa

Interessado em atrair os votos maciços da minoria, Niltinho se movimenta com intensidade junto às lideranças do arco do DEM para garantir a adesão unânime da bancada, tida como decisiva na disputa pelo cargo,  marcada para início de fevereiro. Caso consiga ampliar a capilaridade na oposição, o pepista soma um trunfo poderoso para evitar que o governador apoie Adolfo Menezes. De acordo com aliados de Niltinho, Rui prometeu à cúpula do PP que, caso a candidatura dele fosse viabilizada, manteria neutralidade até às vésperas da votação.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!