O deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), que compõe o blocão de Arthur Lira (PP-AL), apresentou segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, um requerimento para convocar Marina Silva a se explicar na comissão do Meio Ambiente da Câmara porque o governo indeferiu a licença requerida pela Petrobras para a exploração de um bloco de petróleo na foz do rio Amazonas.
Na semana passada, o Ibama indeferiu o pedido da Petrobras para realizar atividade de perfuração marítima na bacia da Foz do Amazonas, no Amapá. O processo de licenciamento ambiental foi iniciado em 2014. Em 2020, os direitos de exploração de petróleo no bloco foram transferidos para a Petrobras, mas agora o Ibama indeferiu. Lopes então quer que Marina explique a negativa aos deputados.
A negativa do Ibama colocou em lados opostos Marina e Randolfe Rodrigues, que anunciou na semana passada que deixará o Rede Sustentabilidade. O senador reclamou que o governo do estado e os cidadãos não foram ouvidos para o indeferimento dos estudos.
A ministra tem uma audiência prevista para esta quarta-feira, na mesma comissão, solicitada por partidos aliados, para apresentar os planos de trabalho do ministério.