O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou requerimento de convocação à CPI da Pandemia do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos). No último mês, Roma acusou o senador petista Humberto Costa de tentar promover uma palanque ideológico através da CPI da Covid.
Humberto apresentou em maio um requerimento para obter informações sobre os critérios usados pelo ministério de Roma na distribuição de cestas básicas aos povos indígenas durante a pandemia.
“Percebo que, neste momento, o Brasil precisa de cooperação dos seus agentes políticos, e não de palanque políticos e ideológico. Caso surja interesse, necessidade, vou com total tranquilidade”, comentou na época ao ser questionado sobre o assunto.
João Roma é pretenso candidato a governador em 2020 com o apoio de Bolsonaro (sem partido) tem no guarda chuva do ministério a secretaria especial do Esporte e o petista quer Roma, como testemunha, para falar sobre a decisão do Brasil de receber a Copa América.
“É de conhecimento público que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, no dia 31/05/2021, que o Brasil irá sediar a Copa América, de 11 de junho a 10 de julho, depois da desistência de Argentina e Colômbia. Ocorre que é consenso entre os especialistas que o Brasil enfrentará uma terceira onda na pandemia de Covid-19, que poderá ser ainda mais grave que as anteriores (…). Entendo importante o depoimento do Ministro responsável pela área de esportes do Governo Federal”, afirmou Costa na justificativa do pedido de convocação.