O estado de pré-colapso dos hospitais e de recordes seguidos do número de mortes por Covid teve um reflexo mais do que esperado nos setores de turismo e de aviação, que, aliás, voam juntos. As curvas de vendas de pacotes turísticos e de passagens aéreas despencou desde a semana passada.
Segundo a coluna de Lauro Jardim, a redução da oferta de voos já é de 20% nos voos domésticos quando se compara o que será ofertado a partir de amanhã com o fim de semana passado.
E, de acordo com o presidente de uma grande empresa aérea, obviamente a redução será mais intensa nos próximos dias.
O percentual de no-show, que é como as companhias aéreas nominal os passageiros que têm reservas mas não se apresentam para o embarque praticamente dobrou da semana passada para cá. Em média era de 5% nas grandes empresas de voos domésticos e passou para 9%.
Uma das maiores empresas de turismo do Brasil está deixando de vender vários pacotes. Explica o presidente da empresa:
— Vender agora significará lá na frente um volume brutal de cancelamento.