A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta, na terça-feira (6), para o aumento de casos de Covid-19 no mundo. Segundo a entidade, a doença continua “muito presente” em todos os países, sobretudo em regiões da Europa, da América e do Pacífico Ocidental, onde foram registradas novas ondas de infecções.
“A Covid-19 continua muito presente. O percentual de testes positivos vem aumentando nas últimas semanas. No geral, a porcentagem de positividade está em 10%. Na Europa, a porcentagem de positividade está acima de 20%”, disse a diretora da OMS para a Prevenção de Epidemias e Pandemias, Maria Van Kerkhove.
Citando dados coletados pela OMS, ela afirmou que a circulação da Covid-19 pode estar duas a 20 vezes superior aos números documentados. O cenário é visto como preocupante, uma vez que, à medida que o vírus se propaga e evolui, existe o risco de aparecerem variantes mais agressivas, provocando sintomas mais graves da doença.
+ Olimpíada de Paris: ao menos 40 atletas testaram positivo para covid-19
“Estou preocupada com isso”, disse Maria. “Os governos precisam continuar fornecendo às suas populações as ferramentas para se protegerem. Em relação aos indivíduos, é importante garantir ter recebido uma dose da vacina contra Covid-19 nos últimos 12 meses, especialmente se você é do grupo de risco”, acrescentou.