Covaxin e a Sputnik V poderão ser aplicadas apenas em uma lista restrita de Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), com capacidade para atendimento a eventos adversos imediatos das vacinas.
Essa foi a decisão da Anvisa na última sexta (4), seguindo a recomendação da gerente-geral de Monitoramento, Suzie Marie Gomes.
Procurada por O Antagonista, a Anvisa forneceu uma lista de CRIEs disponível em um manual do Ministério da Saúde, cuja tiragem mais recente é de 2019.
O Ministério da Saúde não comentou.
A lista tem 53 centros, a maioria deles nas capitais. No estado do RJ, por exemplo, são dois centros na capital (Fiocruz e Hospital Rocha Maia), além de um posto em Itaperuna e outro em Campos dos Goytacazes.
No Amazonas, há apenas um CRIE, em Manaus. No Ceará, os dois centros ficam em Fortaleza. No Piauí de Wellington Dias há apenas um centro na lista, o Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Em Pernamubuco há apenas um centro, o do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Em Sergipe também há apenas um, em Aracaju (na foto).
CONFIRA AQUI ABAIXO a lista completa dos centros autorizados pela Anvisa para aplicação das vacinas Covaxin e Sputnik V.
https://cdn.oantagonista.net/uploads/2021/06/lista-cries.pdf