Na tarde deste domingo (11), chegou ao palácio de Holyroodhouse, na capital escocesa de Edimburgo, o cortejo de veículos que carrega o caixão da rainha Elizabeth II, após uma viagem de seis horas pelo interior da Escócia.
O ponto final da viagem foi o palácio que é a residência oficial da realeza na Escócia, e onde o corpo da monarca irá passar a noite.
Uma guarda de honra composta pelo Regimento Real da Escócia saudou o carro funerário com uma saudação real antes do caixão ser transferido para a Sala do Trono por um grupo militar.
Grandes multidões se reuniram ao longo da icônica Royal Mile da cidade para se despedir da rainha, que morreu na quinta-feira aos 96 anos.
O caixão foi conduzido pela North Deeside Road de Aberdeen, passando pela Great Western Road, antes de passar pelo Duthie Park, um parque público de 178 mil m².
Membros do público, bem como antigos e atuais membros das forças armadas, reuniram-se em grande número ao longo do perímetro do parque na Great Southern Road para uma cerimônia especial.
O caixão de carvalho carregando o corpo da rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, na manhã deste domingo (11), e iniciou uma viagem em cortejo, que deve levar cerca de seis horas, até a capital escocesa de Edimburgo.
Milhares de pessoas acompanham o carro na rota que passará por cidades e vilas escocesas como Aberdeen, Dundee e Perth.
Desde que a rainha morreu, seu caixão – coberto com o Estandarte Real da Escócia e uma coroa de flores – tinha ficado no salão de baile do Castelo de Balmoral, onde os funcionários tiveram a chance de prestar suas últimas homenagens.