A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou maioria, na noite desta quinta-feira (13), para afastar do cargo o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB;foto). O colegiado, que reúne os 15 ministros mais antigos da corte, já tem oito votos favoráveis entre os 14 possíveis (já que Humberto Martins declarou suspeição por foro íntimo).
Até o momento, além da relatora Laurita Vaz, os ministros Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Og Fernandes, Benedito Gonçalves, Paulo de Tarso Sanseverino e Maria Isabel Galotti acompanharam a decisão.
João Otávio de Noronha e Jorge Mussi foram contra o afastamento de Dantas do cargo de governador, uma vez que os crimes teriam ocorrido quando ele era deputado estadual.
Entre todos os votos, houve uma unanimidade em defesa da ministra, que foi acusada de promover um voto político entre o primeiro e o segundo turno das eleições. Laurita atendeu a um pedido do ministro Og Fernandes e reduziu o período de afastamento de 180 para 79 dias. Com isso, caso Dantas seja reeleito em segundo turno, ele possa tomar posse.