O ano de 2023 promete ser um ano de grandes conquistas para Pedro Ivo Hermida. Após ser o primeiro brasileiro a entrar no Luxury Real Estate Institute, entidade com sede em Seattle nos Estados Unidos, o corretor de imóveis e arquiteto agora participa do International Property Award, que ocorre anualmente em Chelmsford, cidade no condado de Essex, no leste da Inglaterra.
O International Property Award é considerado o prêmio de máxima excelência e reconhecimento mundial, que celebra os mais altos níveis de realização dos profissionais, empresas e organizações que operam em todos os setores ligados às indústrias AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e ao mercado imobiliário.
Concorrendo com os melhores profissionais do setor imobiliário, entre arquitetos de renome internacional, construtores, agentes imobiliários, designers de interiores e profissionais ligados ao marketing e à publicidade no segmento, Pedro Ivo acredita que parte do trabalho dele já estaria qualificado para compor o portfólio de exigibilidade da entidade.
Os prêmios são divididos em regiões que abrangem África, Ásia-Pacífico, Arábia, Canadá, Caribe, América Central e do Sul, Europa, Reino Unido e EUA. Os participantes são julgados por uma equipe altamente experiente de profissionais, composta por especialistas do setor e presidida pelos Lordes Caithness, Best e Waverley, membros da Câmara dos Lordes do Parlamento do Reino Unido, e se concentram em temas como design, qualidade, serviço, inovação, originalidade e compromisso com a sustentabilidade.
Desenvolvimento de novos modelos de negócios
Na última década, Pedro Ivo Hermida participou ativamente do desenvolvimento de novos modelos de negócios e empresas imobiliárias substitutivos da tradicional relação proprietário versus locador ou comprador. Agora, apoiado pela inovação tecnológica, que tem trazido diversos benefícios aos agentes imobiliários, ele amplia o portfólio de produtos e serviços, elevando à máxima excelência os ativos na gestão dele.
“A aplicação de ferramentas do ecossistema proptech para administrar e comercializar propriedades têm nos dado acesso a uma série de vantagens, como, por exemplo, a melhoria na comunicação, no marketing e na visualização de imóveis ou com a automatização de processos, que auxiliam na verificação de documentos, na elaboração de contratos e na organização de agendas ou mesmo na melhoria da transparência das transações com o uso da tecnologia blockchain, que permite que os dados das transações imobiliárias sejam armazenados de maneira segura”, afirma Pedro Ivo Hermida. “Esses benefícios – em conjunto – permitem que eu me comunique com meus clientes de maneira mais eficiente, que eu faça uma gestão mais eficaz e simplificada dos seus ativos imobiliários, e que eu acompanhe o fluxo de informações sobre as atividades vinculadas à gestão das propriedades sob nossa gestão de qualquer lugar e a qualquer hora.”
CEO da Federal Administradora de Propriedades, Pedro Ivo Hermida lidera um grupo de 40 profissionais
Especialista em temas como Retrofit e de conceitos atuais ligados às Proptech (termo derivado do inglês property technology – conjunto de tecnologias relacionadas ao setor imobiliário), Pedro participa da qualificação dos novos projetos de incorporação, mas também atua como agente qualificador de edifícios existentes, que buscam atender às necessidades dos usuários, dentro das características arquitetônicas e da vocação de cada um dos espaços edificados e do meio urbano em que estão inseridos.
“Já existem edifícios capazes de monitorar e otimizar o uso de energia, incluindo sensores de movimento, luz e temperatura que ajustam automaticamente a iluminação, aquecimento e resfriamento em resposta às condições ambientais e ocupação do prédio. Outros projetados com fachadas altamente eficiente em termos energéticos, com uso de painéis solares, e uma plataforma de tecnologia avançada que permite aos ocupantes controlar o ambiente e interagir com outros ocupantes, por meio de aplicativos móveis personalizados”, pontua o corretor. “Ao investir em edifícios com essas características, as incorporadoras podem criar ambientes e espaços mais saudáveis, produtivos e agradáveis para os usuários, investindo na sustentabilidade e na atualização constante desses equipamentos urbanos.”
Proptech
Ainda pouco conhecido pelo público geral, o tema Proptech já é realidade por aqui, e está em forte crescimento na Europa, principalmente em países como Holanda, Suécia e Reino Unido.
Fica evidenciado que os agentes do mercado imobiliário precisam estar atentos às tendências e mudanças no setor, serem ágeis e adaptáveis, e que possam oferecer uma experiência excepcional ao cliente, para se destacar como Pedro Ivo Hermida, nesse mercado altamente competitivo.
CEO da Federal Administradora de Propriedades, empresa com sede em Brasília e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba, Pedro Ivo Hermida lidera um grupo de 40 profissionais com formação e atuação na área da tecnologia da construção, com uso de ferramentas como o BMS (Building Management Systems) e especialistas em ESG (Environmental, Social & Governance), Edifícios Inteligentes, Retrofit e Tenant Experience (experiência do inquilino).