domingo 22 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza correição ordinária no estado da Bahia
terça-feira 9 de julho de 2019 às 10:27h

Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza correição ordinária no estado da Bahia

DESTAQUE, JUSTIÇA


A Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza até a próxima sexta-feira (12) correição ordinária no estado da Bahia, em cerca de 280 unidades do Ministério Público estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar. A cerimônia de abertura foi realizada nesta última segunda-feira na sede do MP estadual, no CAB.

O objetivo é verificar a efetividade da atuação funcional dos órgãos, constatar se estão devidamente estruturados para atender as demandas da população e se os membros e servidores estão atuando de forma harmônica e coordenada para produzir resultados práticos para o cidadão. “Lutamos para fazer o nosso melhor. Evidentemente erros e acertos fazem parte da nossa história, mas não temos dúvida do senso de abnegação dos servidores e promotores de Justiça que dedicam seus dias para uma sociedade mais igualitária”, afirmou a procuradora-geral do MP baiano, Ediene Lousado, ao abrir o evento.

A correição ordinária no estado da Bahia é coordenada pelo corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira. “É com muita emoção que encerramos esse ciclo de correições na Bahia. A minha alegria é dizer que Ediene Lousado é hoje uma das grandes líderes do MP brasileiro e a primeira mulher a dirigir o MP mais antigo do Brasil”, afirmou. Ele falou ainda sobre a importância de se manter um bom relacionamento institucional do MP com outros órgãos do Poder Judiciário e Executivo, sobre a importância de atender o público de forma atenciosa e cortês e sobre o cuidado que os membros devem ter com as postagens feitas em redes sociais. “Precisamos ficar atentos com o que postamos, pois a imagem pessoal tende a se confundir com a imagem profissional”, ressaltou. Ele complementou que os corregedores chamarão a atenção dos membros acerca da Resolução 181, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conhecido como acordo da não-persecução penal, que se caracteriza por um ajuste passível de ser celebrado entre o MP e o investigado, acompanhado por seu advogado, e que, uma vez cumprido, resultará na promoção de arquivamento da investigação.

Durante a correição, uma equipe da Corregedoria Nacional também fará atendimento direto ao cidadão na sede do MP na Avenida Joana Angélica, em Nazaré. Os atendimentos acontecem hoje, dia 8, até às 17h30, e nos dias 9 e 10, das 9h às 12h, e das 13h às 17h30. Na ocasião, o público poderá dar sugestões, fazer reclamações, elogios e denúncias em relação à atuação do MP.

Compuseram a mesa de abertura do evento de hoje o corregedor-geral do MP baiano, procurador de Justiça Zuval Gonçalves Ferreira; os conselheiros do CNMP Fábio Bastos Stica, procurador de Justiça do MP do Estado de Roraima; Sebastião Vieira Caixeta, procurador regional do Trabalho; Dermeval Farias Gomes Filho, promotor de Justiça do Distrito Federal; o advogado Érico Venâncio Lima do Nascimento; e Luís Fernando Bandeira Filho, consultor legislativo do Senado Federal; além da corregedora da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Maria Oliva Teixeira; o procurador-chefe da Procuradoria da República do Estado da Bahia, Fábio Loula; procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho no Estado da Bahia, Luís Carneiro Filho; e o procurador da Justiça Militar na Bahia, Alexandre José de Barros Leal Saraiva.

Veja também

Interpol prende 58 pessoas em operação mundial contra fugitivos

Uma operação da INTERPOL, direcionada aos fugitivos mais perigosos da América Latina, Caribe e Europa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!