O ato de se desafiar é um dos fatores que impulsionam os atletas amadores a competir nas corridas de rua. O público, sedento por eventos esportivos na capital baiana, vai ter a oportunidade de mostrar garra e talento nesta edição da Maratona de Salvador. O evento será realizado no dia 24 de setembro e terá largada no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio.
O comerciante Sidnei Ataíde, 45 anos, vai participar da competição esportiva pela segunda vez. Ele explicou que tem percebido a própria evolução no esporte e, por isso, tem buscado ainda mais desafios. “Já havia feito algumas corridas de 21k, mas essa é a primeira vez nos 42k. Meus treinos estão sendo bem puxados, mas estou ciente do desafio”, afirmou.
Dejanilson Marinho, de 44 anos, também está empolgado para a Maratona de Salvador deste ano. O técnico de mecânica contou que, assim que terminou a edição passada da maratona, iniciou os preparativos para correr no evento deste ano. “Iniciei em outras competições correndo os 10k, fui para os 21k e, quem sabe na próxima edição, eu possa correr os 42k. Estou fazendo acompanhamento com nutricionista para perder peso e tentar um tempo menor este ano. Na minha última corrida eu fiz o percurso em 2h01min e, nesta, quero tentar concluir em menos de 2 horas”, detalhou.
Promoção da saúde integral
Estudos comprovam que praticar corrida ajuda na promoção do bem-estar físico e mental. Seja para cuidar da saúde ou usar como recurso de lazer, incluir a corrida no dia a dia pode trazer diversos benefícios.
A fisioterapeuta Carolina Ribeiro, 43 anos, contou que participar da Maratona de Salvador tem impacto até mesmo na própria autoestima. A profissional de saúde destacou que a preparação para a competição envolve um longo processo até o dia da realização das provas. Ela iniciou a jornada no evento correndo na prova dos 5k e este ano promete vir com ainda mais vontade para superar a performance de 2022.
“Ano passado foi bem marcante porque consegui concluir a prova inteira correndo. Era um desafio pessoal e consegui fazer sem parar e sem caminhar. Para mim foi muito marcante. Este ano, quero conseguir esse feito novamente. Somos amadores, mas temos foco e objetivos e vamos avançando nos treinos. Temos também um preparo emocional porque, na hora da corrida, estamos sozinhos tentando nos desafiar”, explicou.
Evento
Atletas amadores e de elite poderão competir em provas de 42k, 21k, 10k e 5k e em categorias de acordo com o perfil. O evento esportivo chega à 5ª edição atraindo competidores de diversos níveis. No ano anterior, a Maratona de Salvador, que é uma realização da Prefeitura, atraiu 8 mil participantes de vários estados do Brasil. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas através do site www.maratonasalvador.com ou no estande do evento, no piso L3 do Shopping da Bahia.