Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (15), no Plenário Cosme de Farias, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, Paulo Coutinho, e o advogado Luiz Coutinho foram laureados, respectivamente, com a Medalha Thomé de Souza e a Medalha Zumbi dos Palmares. As honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Salvador são de autoria do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).
Em seu pronunciamento, Geraldo Júnior afirmou que as concessões das honrarias ao doutor Luiz Coutinho e ao coronel Paulo Coutinho “enchem de alegria todos os presentes pelos grandes homens púbicos e profissionais que são, horando a todos que os conhecem, convivem e os admiram”. Geraldo Júnior frisou que a outorga da Medalha Zumbi dos Palmares ao doutor Luiz Coutinho, “aprovada à unanimidade pelos nossos pares, é um reconhecimento da cidade do Salvador pelas suas efetivas contribuições à luta contra a intolerância racial e religiosa”.
Geraldo Júnior também ressaltou a trajetória do coronel Coutinho. “No comando da Polícia Militar e como grande especialista em criminologia, o coronel Paulo Coutinho tem atuado com efetividade no combate à criminalidade e com afetividade pelos quase 30 mil homens e mulheres da PM da Bahia que deixam seus lares para cuidar e proteger os baianos todos os dias”.
Reconhecimento
O coronel Paulo Coutinho ressaltou que “na condição de dirigente maior da Polícia Militar da Bahia, considero que esse é um reconhecimento à nossa instituição”. O homenageado pontuou: “São 37 anos dedicados à sociedade baiana, onde busquei aprimorar a segurança pública. Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho por parte da Câmara Municipal de Salvador e de seu presidente, Geraldo Júnior, que nos convidou para receber essa honraria como um dos últimos atos dele como gestor desta Casa”.
E Luiz Coutinho frisou que está muito honrado pelo reconhecimento da cidade do Salvador, através da concessão da Medalha Zumbi dos Palmares. “Agradeço o carinho do presidente Geraldo Júnior. Meu compromisso sempre foi com a sociedade e este é o reconhecimento a serviços destacados por uma luta que deve ser de todos. A bandeira antirracista deve ser sempre fortalecida no sentido de garantirmos espaços para as pessoas negras”, disse. Luiz Coutinho é advogado criminalista. E ele é irmão de Paulo Coutinho. Ambos, em suas áreas de atuação, têm uma trajetória de combate às violências.
O vereador Anderson Ninho (PDT) prestigiou a sessão, que contou com apresentação do Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia.
Mesa
Também compuseram a mesa da sessão o desembargador Raimundo Cafezeiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Marcus Presídio; o major do Exército Galeno; o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino; o promotor Fabrício Rabelo Patury; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; o comandante do COPPM, coronel Manuel Xavier de Souza Filho; e o ex-comandante da PM-BA, coronel Anselmo Brandão.