sexta-feira 5 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Coronel da PM Paulo Uzêda é homenageado pela Câmara de Salvador
quinta-feira 22 de agosto de 2019 às 04:53h

Coronel da PM Paulo Uzêda é homenageado pela Câmara de Salvador

NOTÍCIAS


A atuação do coronel PM Paulo de Tarso Alonso Uzêda na área da segurança pública foi reconhecida pela Câmara Municipal de Salvador com a outorga da Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias da Casa. O presidente Geraldo Júnior (SD) propôs a homenagem. A medalha foi entregue em sessão solene, na noite desta quarta-feira (21), no Plenário Cosme de Farias.

Em sua saudação ao coronel Paulo Uzêda, que é subcomandante-geral da PM, o presidente Geraldo Júnior traçou o perfil biográfico do homenageado desde o seu nascimento em Salvador, em 1961, e o ingresso na Polícia Militar, em 1980. Também citou os muitos cursos realizados, destacando a especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Universidade Federal da Bahia. Durante a sua fala, no púlpito, o coronel Anselmo Brandão assumiu a direção da mesa de trabalho.

Ainda em seu discurso, o presidente Geraldo Júnior citou o escritor Moniz Barreto, autor da ‘Carta a El-Rei de Portugal’, de 1893. “As palavras de Moniz Barreto se referem de forma poética, mas irrefutável, às especificidades daqueles que abraçam a carreira das armas”, como é o caso do coronel Paulo Uzêda, que é “um profissional da elite da briosa milícia dos bravos, como é conhecida a nossa Polícia Militar”.

“O coronel Uzêda representa muito bem os ideais de Tiradentes, herói pátrio e Patrono das Polícias Militares e Civis Brasileiras. É um exemplo de vida, e a luta de um policial militar, servidor de labuta diuturna num ofício em que o homem ou a mulher empresta o seu bem mais precioso, a própria vida, a fim de salvaguardar os bens mais caros dos cidadãos”, frisou Geraldo Júnior.

Agradecimento

Num breve discurso de improviso, o coronel Paulo Uzêda destacou duas coisas consideradas relevantes: a beleza dos velhinhos da Irmandade do Senhor do Bonfim e as homenagens da Câmara às personalidades públicas. Esses dois fatos, hoje, já fazem parte de sua biografia. “Eu me emocionava muito e hoje eu sou um daqueles velhinhos lá na Igreja do Bonfim”, reconheceu.

A outra beleza é a homenagem da Câmara, um reconhecimento do povo de Salvador às personalidades que fazem algo relevante pela cidade. “Hoje eu me vejo como uma dessas pessoas e isso me faz muito feliz. Eu costumo dizer que o reconhecimento é amor em essência. Eu me sinto hoje amado pela sociedade soteropolitana, através dos vereadores, que são as vozes das comunidades. Estou gratificado e honrado pelos 39 anos de serviços que tenho, muitos deles dedicados à cidade do Salvador”, afirmou.

Mesa de trabalho

Além do presidente Geraldo Júnior e do coronel Paulo Uzêda, também fizeram parte da mesa de trabalho o subsecretário de Segurança Ary Pereira, representando o governador Rui Costa; o juiz de Direito da Vara de Auditoria da Justiça Militar, Jonny Maikel; o coronel PM Anselmo Brandão, comandante-geral da PM; o coronel do Exército Marcelo Amorim; o capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Vidal; o capitão da Base Aérea José Luiz de Souza e o coronel Francisco Luiz Telles, comandante do Corpo de Bombeiros. A Medalha Thomé de Souza foi entregue pela esposa do homenageado, Andrea Uzêda, e por sua filha Mariana Uzêda. Ainda na sessão solene, o Hino Nacional foi executado pela Banda de Música da Polícia Militar, regida pelo tenente Freitas.

Veja também

Vitória dos trabalhistas no Reino Unido é vista pelo governo Lula como ‘boa notícia’ para os países democráticos

Depois de várias notícias negativas vindas de eleições mundo afora, como Itália, França, Argentina e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!