terça-feira 24 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Coronel da PM Paulo Uzêda é homenageado pela Câmara de Salvador
quinta-feira 22 de agosto de 2019 às 04:53h

Coronel da PM Paulo Uzêda é homenageado pela Câmara de Salvador

NOTÍCIAS


A atuação do coronel PM Paulo de Tarso Alonso Uzêda na área da segurança pública foi reconhecida pela Câmara Municipal de Salvador com a outorga da Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias da Casa. O presidente Geraldo Júnior (SD) propôs a homenagem. A medalha foi entregue em sessão solene, na noite desta quarta-feira (21), no Plenário Cosme de Farias.

Em sua saudação ao coronel Paulo Uzêda, que é subcomandante-geral da PM, o presidente Geraldo Júnior traçou o perfil biográfico do homenageado desde o seu nascimento em Salvador, em 1961, e o ingresso na Polícia Militar, em 1980. Também citou os muitos cursos realizados, destacando a especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Universidade Federal da Bahia. Durante a sua fala, no púlpito, o coronel Anselmo Brandão assumiu a direção da mesa de trabalho.

Ainda em seu discurso, o presidente Geraldo Júnior citou o escritor Moniz Barreto, autor da ‘Carta a El-Rei de Portugal’, de 1893. “As palavras de Moniz Barreto se referem de forma poética, mas irrefutável, às especificidades daqueles que abraçam a carreira das armas”, como é o caso do coronel Paulo Uzêda, que é “um profissional da elite da briosa milícia dos bravos, como é conhecida a nossa Polícia Militar”.

“O coronel Uzêda representa muito bem os ideais de Tiradentes, herói pátrio e Patrono das Polícias Militares e Civis Brasileiras. É um exemplo de vida, e a luta de um policial militar, servidor de labuta diuturna num ofício em que o homem ou a mulher empresta o seu bem mais precioso, a própria vida, a fim de salvaguardar os bens mais caros dos cidadãos”, frisou Geraldo Júnior.

Agradecimento

Num breve discurso de improviso, o coronel Paulo Uzêda destacou duas coisas consideradas relevantes: a beleza dos velhinhos da Irmandade do Senhor do Bonfim e as homenagens da Câmara às personalidades públicas. Esses dois fatos, hoje, já fazem parte de sua biografia. “Eu me emocionava muito e hoje eu sou um daqueles velhinhos lá na Igreja do Bonfim”, reconheceu.

A outra beleza é a homenagem da Câmara, um reconhecimento do povo de Salvador às personalidades que fazem algo relevante pela cidade. “Hoje eu me vejo como uma dessas pessoas e isso me faz muito feliz. Eu costumo dizer que o reconhecimento é amor em essência. Eu me sinto hoje amado pela sociedade soteropolitana, através dos vereadores, que são as vozes das comunidades. Estou gratificado e honrado pelos 39 anos de serviços que tenho, muitos deles dedicados à cidade do Salvador”, afirmou.

Mesa de trabalho

Além do presidente Geraldo Júnior e do coronel Paulo Uzêda, também fizeram parte da mesa de trabalho o subsecretário de Segurança Ary Pereira, representando o governador Rui Costa; o juiz de Direito da Vara de Auditoria da Justiça Militar, Jonny Maikel; o coronel PM Anselmo Brandão, comandante-geral da PM; o coronel do Exército Marcelo Amorim; o capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Vidal; o capitão da Base Aérea José Luiz de Souza e o coronel Francisco Luiz Telles, comandante do Corpo de Bombeiros. A Medalha Thomé de Souza foi entregue pela esposa do homenageado, Andrea Uzêda, e por sua filha Mariana Uzêda. Ainda na sessão solene, o Hino Nacional foi executado pela Banda de Música da Polícia Militar, regida pelo tenente Freitas.

Veja também

BYD diz que rompeu contrato com construtora após resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão

Após o resgate de 163 trabalhadores em situação análoga à escravidão nesta última segunda-feira (23) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!