A missão da Coreia do Sul era difícil. Precisava vencer Portugal e torcer por alguns placares no duelo entre Gana x Uruguai. Mas os resultados aconteceram, e os sul-coreanos avançaram às oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar de maneira épica. A vaga veio com vitória de virada por 2 a 1 no estádio Cidade da Educação, com um gol histórico marcado já nos acréscimos por Hwang Heechan, com linda assistência de Son.
A classificação da Coreia foi confirmada de maneira dramática, já após o apito final da vitória sobre Portugal. O Uruguai vencia por 2 a 0 e não podia marcar mais um gol. Mas o dia era mesmo dos sul-coreanos, que garantiram vaga no critério de desempate, por gols-pró. Empatados em pontos com os sul-americanos em pontos (4) e saldo (0), o time do astro Son levou a melhor por ter feito mais gols (4 contra 2).
A Coreia do Sul agora aparece como provável candidato da seleção brasileira. A definição do Grupo G acontece daqui a pouco, a partir das 16h (de Brasília). Já classificado, o Brasil lidera a chave com seis pontos e pode seguir na ponta até mesmo em caso de derrota para Camarões. Suíça e Sérvia duelam na outra partida. Quem ficar em primeiro, encara a Coreia nas oitavas, às 16h de segunda-feira (5).