As autoridades norte-coreanas teriam executado o ex-ministro dos negócios estrangeiros do país, Ri Yong Ho, em 2021, informou a imprensa japonesa nesta quarta-feira (4).
O jornal japonês ‘Yomiuri Shimbun’ disse que o político norte-coreano foi alegadamente executado entre o Verão e o Outono do ano passado e disse que quatro ou cinco altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros foram também alegadamente executados por volta da mesma altura.
Fontes próximas do caso disseram ao jornal que as execuções em questão podem ter sido efetuadas em ligação com a Embaixada da Coreia do Norte no Reino Unido, uma vez que todos eles, incluindo o Ri, trabalharam para a missão diplomática.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul disse estar “ciente” destes relatórios e disse que estava a levar a cabo investigações para os corroborar ou negar.
Ri, que foi nomeado chefe da diplomacia norte-coreana em 2016, desempenhou um papel importante nas negociações entre o líder norte-coreano Kim Jong Un e o Presidente dos EUA Donald Trump em várias cimeiras em 2018 e 2019. Despediu-se em 2020.