A Coreia do Norte atirou quatro mísseis balísticos de curto alcance no mar ocidental neste sábado, disseram militares da Coreia do Sul, enquanto Seul e Washington encerraram um exercício militar importante de seis dias.
A Coreia do Norte lançou uma série de mísseis esta semana, incluindo um possível míssil balístico intercontinental que falhou, atraindo condenação de Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão e aumentando especulações de que estaria se preparando para retomar testes de armas nucleares pela primeira vez desde 2017.
Os lançamentos de sábado aconteceram enquanto EUA e Coreia do Sul terminavam o exercício “Tempestade Vigilante” que haviam começado na segunda-feira.
Os mísseis voaram por cerca de 130 km, atingindo uma altitude de aproximadamente 20 km, disse Seul.
O exercício dos aliados envolveu cerca 240 aeronaves militares e dois bombardeiros estratégicos norte-americanos B-1B, assim como quatro caças F-16 e quatro F-35A, segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
É a primeira vez que o B-1B foi utilizado em exercícios entre EUA e Coreia do Sul desde 2017, mostrando “as capacidades de defesa e determinação combinadas da República da Coreia e dos EUA de responder resolutamente qualquer provocação da Coreia do Norte, e a vontade dos EUA de implementar um compromisso forte de dissuasão estendida”, afirmaram em um comunicado.