segunda-feira 18 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Deutsche Welle
Home / NOTÍCIAS / Coreia do Norte confirma teste de míssil lançado por submarino
quarta-feira 20 de outubro de 2021 às 07:06h

Coreia do Norte confirma teste de míssil lançado por submarino

NOTÍCIAS


Após Coreia do Sul relatar lançamento no mar, agência estatal norte-coreana afirma se tratar de um novo tipo de míssil balístico disparado a partir de um submarino. EUA e Alemanha condenam teste “desestabilizador”. A Coreia do Norte testou com sucesso um novo tipo de míssil balístico disparado a partir de um submarino, anunciou a imprensa estatal do país nesta quarta-feira (20/10).

A Coreia do Sul havia afirmado na véspera que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico no Mar do Japão, possivelmente lançado de um submarino.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, afirmou que o teste “contribuirá enormemente para colocar a tecnologia de defesa do país num nível mais alto e melhorar a capacidade operacional subaquática da marinha”. Disparar mísseis a partir de submarinos permitiria lançar ogivas nucleares muito além da península coreana.

Pyongyang havia revelado quatro novos mísseis balísticos lançados a partir de submarino (SLBM, na sigla em inglês) em janeiro, durante um desfile militar, descrevendo a arma como “a mais poderosa do mundo”.

Os militares da Coreia do Sul descreveram a arma usada no teste desta terça como um míssil balístico de curto alcance e disseram que o lançamento foi feito em águas próximas ao porto de Sinpo, na costa nordeste da Coreia do Norte. A cidade abriga um importante estaleiro naval, e imagens de satélite mostraram anteriormente submarinos nas instalações.

O teste desta terça-feira foi a quinta rodada de lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte desde setembro e ocorreu em um momento em que a Coreia do Norte intensificou a pressão sobre Washington e Seul para abandonar o que Pyongyang vê como políticas hostis, como exercícios militares conjuntos entre americanos e sul-coreanos e sanções internacionais.

Também ocorreu num momento em que o diálogo entre Washington e Pyongyang está travado e em que analistas temem uma corrida armamentista entre as duas Coreias. No mês passado, a Coreia do Sul testou seu primeiro SLBM e também revelou um míssil de cruzeiro supersônico.

EUA e Alemanha condenam teste

As Forças Armadas dos Estados Unidos condenaram o lançamento pela Coreia do Norte e apelaram a Pyongyang para “se abster de novos atos desestabilizadores”.

“Estamos cientes do lançamento de um míssil balístico norte-coreano para o Mar do Japão e estamos em consultas com a Coreia do Sul e o Japão”, disse, em comunicado, o comando norte-americano do Indo-Pacífico.

“[O acontecimento de hoje] não constitui uma ameaça imediata ao pessoal norte-americano, ao nosso território ou aos nossos aliados”, sublinhou.

O governo da Alemanha também disse “condenar veementemente” o teste norte-coreano. “Com esse teste, a Coreia do Norte mais uma vez violou suas obrigações sob relevantes resoluções do Conselho de Segurança da ONU e colocou em perigo a segurança e a estabilidade internacionais e regionais”, disse um porta-voz do Ministério do Exterior em comunicado.

Recentes testes de mísseis pela Coreia do Norte “elevaram as tensões políticas de maneira irresponsável”, disse o porta-voz, pedindo que a Pyongyang cumpra suas obrigações sob o direito internacional e retome negociações com os EUA e a Coreia do Sul.

Veja também

Elon Musk ganhou US$ 105 bilhões em 2024 com ajuda de ‘efeito Trump’

Segundo dados do índice de bilionários da Bloomberg, Elon Musk foi o super-rico que ganhou mais dinheiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!