sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto:. Humberto Filho/MP-BA
Home / JUSTIÇA / Cooperação técnica entre MP-BA e Sebrae visa maior eficiência dos negócios públicos nos municípios baianos
segunda-feira 14 de junho de 2021 às 16:42h

Cooperação técnica entre MP-BA e Sebrae visa maior eficiência dos negócios públicos nos municípios baianos

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram hoje, dia 14, termo de cooperação técnica com o objetivo de propiciar maior eficiência à gestão pública dos municípios baianos, por meio de ações e projetos integrados destinados, especialmente, à promoção do controle e da transparência dos negócios públicos. Segundo o documento, a finalidade é fomentar a atuação, transparente e legalizada, dos pequenos empreendedores locais como prestadores e fornecedores dos órgãos públicos municipais. A assinatura ocorreu nesta manhã na sede do MP no CAB.

O termo foi assinado pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti; pelo presidente do Sebrae, Jorge Khoury e pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Adriano Assis. A entidade de classe é mediadora da cooperação técnica, cujo modelo adotado segue parceria já estabelecida entre o Sebrae a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Conforme a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae, Cecília Miranda, o termo passa a ser uma referência pela parceria com o MP e pela perspectiva de penetração nos municípios, aproximando gestores dos microempreendedores. Ela informou que esse ano será realizado um projeto-piloto em algumas cidades para posterior ampliação já no ano que vem.

A PGJ Norma Cavalcanti destacou a importância da parceria para fortalecimento dos municípios na gestão dos negócios públicos. “Pode ter certeza que o rigor na transparência e controle do gasto público é de suma importância para o MP. A capacitação é importante porque, muitas vezes, o gestor erra pela falta dessa capacitação”, afirmou. O presidente do Sebrae, Jorge Khoury, ressaltou que a Bahia será um piloto a nível nacional de um projeto que vai beneficiar o pequeno negócio. Ele apontou que, na maioria das vezes, o microempreendedor está na informalidade, sem as condições necessárias para crescer e prestar o serviço. “A presença do MP confere maior segurança, maior legalidade no desenvolvimento dos projetos e modelos de negócios”, afirmou. Já o presidente da Ampeb Adriano Assis, colocou a entidade à disposição para dar todo o apoio necessário para “que sejamos referência na arrancada de projetos pilotos que a Conamp e o Sebrae estão promovendo”.

Também presente à reunião, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotor de Justiça Frank Ferrari, destacou que, com o termo de cooperação, o MP reforça a sua atuação preventiva, com o desenvolvimento de ações e instrumentos para evitar e coibir a corrupção nas contratações públicas. O encontro contou também com a presença do chefe de gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!