sábado 8 de março de 2025
CPI da CovidCPI da Covid | Edilson Rodrigues/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Convocação de governadores divide G7 e abre flanco para ofensiva de governistas
quarta-feira 26 de maio de 2021 às 05:46h

Convocação de governadores divide G7 e abre flanco para ofensiva de governistas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A decisão da CPI da Pandemia de convocar governadores para prestar depoimento sobre as gestões estaduais da pandemia da Covid-19 dividiu o G7, grupo de senadores de oposição e independentes que forma a maioria do colegiado. Integrantes do bloco disseram ao canal CNN, em caráter reservado, que a ofensiva sobre os chefes de Executivos estaduais dará munição à narrativa do governo Jair Bolsonaro. A avaliação é a de que, oficializadas as convocações, haverá, inevitavelmente, uma corrida ao STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar a participação de governadores na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado. Neste cenário, integrantes do G7 dizem que, qualquer que seja o resultado, o governo tem potencial de dominar a narrativa –ao menos por um tempo.

Governadores na mira da CPI dizem aguardar a confirmação da convocação para bater o martelo sobre os próximos passos, mas já antecipam a via judicial. Parte defende, porém, que haja um movimento amplo questionando o Supremo sobre a legalidade das convocações, em vez de recursos individuais dos convocados.

Esses senadores acreditam que, caso o Supremo siga os precedentes e dê aos governadores a possibilidade de não ir à CPI, os aliados de Bolsonaro poderão dar força ao discurso de que os chefes dos Executivos estaduais estão fugindo porque teriam algo a esconder. Caso eles sejam obrigados a comparecer ao Senado, a pauta da CPI será tomada, durante muito tempo, por depoimentos que tiram o foco do governo federal.

Nos bastidores, os senadores governistas têm dito que o movimento indica desgaste da CPI e que os oposicionistas “não têm mais muito o que tirar” do governo federal. A avaliação é a de que, a partir de agora, haverá intensa pressão para abrir a porteira para ampliar a lista de governadores e chegar aos demais estados.

Foi justamente para evitar esse cenário que, na semana passada, integrantes do G7 chegaram a sugerir que os governadores fossem à CPI da Pandemia na condição de convidados. A CNN apurou que alguns deles já teriam se colocado à disposição do colegiado. Caso, por exemplo, de Wellington Dias, governador do Piauí e que coordena a temática da Covid-19 no Fórum dos Governadores.

O movimento, no entanto, naufragou. Nesta terça-feira (25), a cúpula da CPI da Pandemia fechou uma lista com dez governadores e sete prefeitos, que teriam sido alvos de operações da Polícia Federal por conta de eventuais malfeitos em suas gestões da pandemia.

Veja também

Projeto na Câmara dos Deputados pode proibir prostitutas em vias públicas do Brasil

Uma das principais lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado federal Kim Kataguiri (União …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!