Quatro candidatos vão disputar a Prefeitura de Barreiras, cidade no oeste da Bahia. Os nomes foram confirmados pelos partidos e coligações em convenções realizadas até a última sexta-feira (2). Após essa etapa, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral.
Confira os nomes e a trajetória de cada candidato
- Davi Schmidt (Novo)
O candidato do partido Novo à prefeitura da cidade é Davi Schmidt. Ele forma chapa com o Coronel Uzêda como postulante a vice-prefeito. A sigla se aliou ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) na coligação “Um Novo Caminho para Barreiras”.
Davi Schmidt é formado em Administração e Gestão de Empresas e atuou como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) por 12 anos. O nome dele foi confirmado na disputa em convenção restrita para correligionários dos partidos.
- Danilo Henrique (PP)
Danilo Henrique foi o candidato escolhido pelo Partido Progressistas. Ele encabeça a chapa que tem Karlucia Macedo (MDB) como postulante a vice-prefeita. Os dois estão à frente da coligação “Pra Frente, Barreiras”, composta pelo PP, MDB, Solidariedade, Podemos, Republicanos, Democracia Cristã e Agir.
Danilo tem 32 anos, é casado, pai de dois filhos e atuou como secretário do governo na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O nome dele também foi confirmado em convenção restrita aos correligionários dos partidos por causa de uma perda familiar.
- Tito (PT)
O ex-deputado federal Tito é o candidato do PT à prefeitura da cidade. Ele tem o ex-vice-prefeito Emerson Cardoso (Avante) como postulante a vice. Os dois estão à frente da coligação “A Mudança que Acredito”, composta pelo PT, Avante, PCdoB, PV, PSD, PSB, PRTB e pela federação formada PSOL-Rede. O grupo lançou cerca de 120 candidatos a vereador.
Carlos Tito Marques Cordeiro, o Tito, é natural de Santa Maria da Vitória. Advogado de formação e mestre em Direito, iniciou a militância política e social através da Associação de Moradores do Bairro Vila Brasil.
Ele fez carreira no legislativo municipal, sendo eleito vereador de Barreiras, e depois na esfera federal, como deputado. O político também se candidatou a prefeito outras duas vezes, mas não venceu. Agora com 47 anos, tenta um resultado positivo no pleito de 2024.
- Otoniel Teixeira (União Brasil)
Otoniel Teixeira é o nome do União Brasil na disputa, com apoio do atual governo. O político forma chapa com o professor e ex-procurador-geral do município, Tulio Machado Viana. Eles lideram a coligação “Pra Barreiras continuar mudando”, composta pelas legendas UB, PL, PDT, PRD, PSDB e Mobiliza. Ao todo, 65 candidatos a vereador foram lançados pelo grupo.
Natural de Barreiras, da comunidade de São Vicente, o candidato Otoniel Nascimento Teixeira trabalhou em postos como office boy, cabeleireiro e até sub-gerente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele é graduado em Publicidade e Propaganda.
Na carreira política, se dedicou ao Poder Legislativo e foi vereador por três mandatos (2013-2024), chegando a assumir a Presidência da Câmara no biênio 2021-2022. Aos 47 anos, ele tenta um cargo no Executivo municipal pela primeira vez.
Propaganda eleitoral
Com o prazo para registro oficial de candidaturas a ser encerrado em 15 de agosto, o dia 16 marca o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês. Na Bahia, essa segunda etapa só pode acontecer em quatro municípios, onde o número de eleitores supera os 200 mil: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, pela primeira vez, Camaçari.