O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia deu início, na manhã desta segunda-feira (14), ao seu III Encontro Técnico Anual do Controle Externo. O evento – que se encerrará apenas na próxima quarta-feira (16/12) – reúne inspetores regionais, diretores de controle externo, chefes e gerentes de divisões e a equipe da Superintendência de Controle Externo do TCM/BA para analisar os resultados dos trabalhos realizados ao longo do ano e definir o planejamento, estratégias e as prioridades para o ano de 2021. O encontro é organizado pela Escola de Contas em apoio à SCE e este ano, em função da pandemia, está sendo realizado por meio eletrônico.
Durante a abertura da reunião – que reuniu mais de 60 servidores – o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza e o diretor adjunto da Escola de Contas do TCM, José Francisco de Carvalho Neto, fizeram um balanço das ações que foram realizadas pela Superintendência de Controle Externo do TCM/BA, em parceira como a Escola de Contas. Os gestores também abordaram os desafios impostos pela pandemia ao exercício do controle externo durante o ano de 2020 e elogiaram a atuação dos auditores baianos que atuaram de forma ainda mais eficiente na fiscalização dos gastos públicos para o enfrentamento da Covid-19.
No primeiro dia, os inspetores regionais José Aurelino Costa Neto (1ª IRCE), Marcelo Souza (9ª IRCE), Clésio Queiroz (3ª IRCE) e Juliano Silva (26ª IRCE) e o servidor Agostinho Farias (SCE) compartilharam as boas práticas desenvolvidas nas Inspetorias Regionais do TCM/BA durante o ano de 2020.
Na terça-feira (15/12), a mesa de debates será comandada pelo chefe da Assessoria Jurídica, Alessandro Macedo, e o inspetor regional da 7º IRCE, Felipe Souto, com o tema “Manual de Instrução Processual, Termo de Ocorrência e Tomadas de Contas Especial”. E para finalizar o encontro na quarta-feira (16/12), o diretor de Assistência aos Municípios, Vitor Maciel, falará sobre o “Efeito da pandemia nos exames” (exemplos: LC 173/2020 e LRF).