A Controladoria do Ministério Público estadual recebeu, ontem, dia 13, visita técnica da Auditoria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que veio conhecer o modelo interno de controle e fiscalização do MP. No encontro, o coordenador do órgão, promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, e equipe técnica apresentaram o modelo da Controladoria, enfatizando seu desenho institucional e a relevância de seu papel para o cumprimento dos princípios e garantia de uma maior eficiência da administração pública.
Os auditores da Alba conheceram como a estrutura da Controladoria do MP desempenha as funções de acompanhamento, controle e fiscalização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, sendo relevante órgão de assessoria da PGJ na gestão administrativa. O promotor Augusto César destacou que essa finalidade é desempenhada pelos núcleos de auditoria interna e de acompanhamento procedimental, que compõem o controle interno do MPBA, e suas estruturas correlatas, com o objetivo de assegurar a conformidade dos atos e fatos administrativos quanto à legalidade, legitimidade e economicidade da gestão.
Participaram do encontro além do coordenador da Controladoria, a secretária-executiva Karinna Leão, a assistente de auditoria Interna Fabiola Letier e a analista contábil Lilian Amorim. Pela Alba, estiveram presentes a auditor-chefe Ailton Cezarino, além da auditora Leila Guimarães e o advogado Raul Chaves Filho.