Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove na área de Contabilidade até 30 de março, o projeto Contabilizando Parcerias. A campanha convoca contadores para enviarem vídeos com boas práticas que tenham a temática Notas Explicativas de Balanços Públicos Municipais.
Nesta segunda edição, o projeto já recebeu a participação de dois Municípios. A primeira foi enviada pelo contador do município de Herval (RS), Fabricio Falcone. No vídeo, Falcone lembra a Instrução Normativa do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) no que se refere ao procedimento de registro e classificação das Dívidas Ativas ao Final do Exercício, em que é calculada a média dos últimos três exercícios anteriores. Segundo ele, a introdução dessa política contábil deve ser lembrada e registrada em Notas Explicativas de Balanços Públicos, de modo a esclarecer ao usuário externo a metodologia utilizada para classificar a Dívida Ativa em curto e longo prazo.
Já a segunda boa prática veio direto do município de Guanambi (BA), por meio do contador Fabrício Neves. Na experiência relatada, o profissional alerta sobre as mudanças recentes de procedimentos para alinhamento às normas internacionais e o desafio que os profissionais têm em tornar as informações mais fáceis de serem interpretadas.
Neves cita como uma boa prática a estruturação dos procedimentos de encerramento de exercício no decorrer do ano e salientou ser fundamental descrever as rotinas e procedimentos de inscrição e fluxos previamente como facilitadora para registro das Notas Explicativas, usando quadro comparativo para demonstrar a introdução de uma nova política contábil e seus reflexos no exercício.