Com diversos componentes em falta no mercado e o aumento na procura por jatinhos e helicópteros, os consumidores estão tendo que esperar até 15 meses para comprar uma aeronave. Antes o prazo de entrega era de seis a oito meses para receber a aeronave
De acordo com fabricantes consultados pelo Uol, a demanda aumentou por conta de novas licitações dos governos estaduais para a compra de aeronaves para atender o setor da saúde e também por parte do agronegócio, que tem sido impulsionado pelas exportações e o dólar alto.
Os preços variam de acordo com o modelo e podem chegar na casa dos milhões de dólares. No caso da propriedade compartilhada, a alta no número de voos chega a 50%. Em nota, a Embraer informou que o mercado de aviação executiva “passa por um bom momento”.
Com a demora na entrega de novas aeronaves, o preço dos seminovos apresentou alta e os interessados chegam a pagar, em média, 20% a mais por aeronaves usadas. O setor registrou ainda alta na procura pelo compartilhamento de aeronaves.