Vicente Falconi, o guru da gestão, assinou contrato com o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Vai ensinar a secretaria de modernização do estado a cortar gastos e pessoal conforme publicou a revista Exame.
Falconi nasceu em Niterói no Rio de Janeiro em 1940) e é um consultor em gestão e escritor brasileiro.
Graduou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1963) e M.Sc. e Ph.D em Engenharia pela Colorado School of Mines (USA) (1968 e 1972). Foi Professor de Engenharia na UFMG de 1964 a 1992, tendo sido agraciado pela Universidade com o título de Professor Emérito. Trabalhou durante muitos anos com os japoneses da Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE) em empresas brasileiras. É sócio fundador e consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG.
Foi membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (2001) e reconhecido pela American Society for Quality como “Uma das 21 vozes do Século 21”. Recebeu homenagens do Governo Federal Brasileiro (Medalha Rio Branco e Medalha do Conhecimento), do Governo de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte-MG.
Publicou seis livros na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares.