Após receber e analisar estudos e projetos específicos de três empresas – uma nacional e duas chinesas – interessadas na concessão da ponte Salvador-Itaparica, o Estado deve lançar consulta pública do edital ainda este ano.
A Casa Civil informou à imprensa que a consulta é o primeiro passo para a licitação do projeto.
Os estudos apresentados indicaram algumas alterações e ajustes para a construção da ponte. Objetivando reduzir custos, foram estabelecidos novos parâmetros para a parte estrutural, como a redução da altura no vão central de 125m para 85m e do comprimento do vão central de 550m para 450m.
Fases
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do projeto do Sistema Viário do Oeste (SVO), que inclui a ponte Salvador-Itaparica, foi aberto em setembro de 2017 e finalizado em maio deste ano.
No último dia 9 de outubro, em Pequim (China), o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, assinou um Protocolo de Intenções, junto com a China Railway Group Limited (CREC) e o Banco de desenvolvimento da China, que garante a intenção da empresa em participar do processo licitatório do SVO.
Através do Protocolo, a CREC também assegurou ter a intenção de investir na Bahia, em outros grandes projetos de infraestrutura, como rodovias, portos e aeroportos segundo publicou o site Bahia.Ba.
Atualmente, a empresa, que participou do PMI do SVO, já possui o projeto da ponte concluído, com todos os estudos finalizados. A execução do projeto fortalece a participação da CREC na futura licitação do equipamento.
Por Rayllanna Lima