A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) encerra, neste domingo (5), a consulta pública on-line para os cidadãos soteropolitanos, que desejam contribuir com a validação do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) da cidade. O procedimento é feito no site do órgão (www.secult.salvador.ba.gov.br). Para participar, basta preencher os campos com dados pessoais, como nome, CPF, telefone, e-mail, além de um breve questionário relacionado ao tema.
O PGI é o instrumento mais importante de planejamento para a implantação do Projeto Orla. Por meio dele, Salvador definirá diretrizes e ações necessárias, que irão garantir melhor aproveitamento e valorização de sua faixa litorânea, além de subsidiar políticas públicas em diferentes esferas governamentais.
“O Projeto Orla é fundamental para o futuro da cidade e o uso sustentável das nossas praias. A participação popular é importantíssima para que essa ação dê certo, de uma forma que contemple as expectativas de todas as comunidades envolvidas”, destaca o titular da Secult, Pedro Tourinho.
O objetivo é trazer mais ordenamento à zona costeira, promover desenvolvimento sustentável, melhorias dos serviços de infraestrutura, de educação ambiental, sinalização das praias, balneabilidade, fluxo turístico, dentre outras medidas.
A princípio, a iniciativa atingirá três extensões de orla soteropolitana, chamados de Unidades de Paisagens. Um deles entre Ipitanga a Jardim dos Namorados; outro do Farol da Barra ao Terminal Marítimo de Salvador; e, por fim, na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ilha dos Frades.