Com a proposta de discutir novas ideias, proposições e sugestões que contribuam para que a Capital do Oeste se consolide como destino turístico no Oeste Baiano, foi realizada na tarde desta quinta-feira (20), no Centro de Educação Ambiental Durval Nunes, no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, uma reunião do Conselho Municipal de Turismo de Barreiras para a complementar a elaboração do Plano de Turismo.
A reunião contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roberto de Carvalho, da turismóloga e diretora da Câmara Técnica de Turismo “Caminhos do Oeste”, Ana Rita Cathalá, consultor Jorge Ávila da Turma Consultoria, e os membros do Conselho Municipal de Turismo com representantes da Secretarias de Administração, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, de Infraestrutura, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sindicato dos Produtores Rurais, Aiba, Acrioeste, Sebrae, Senac, CDL, Associação de Bares e Restaurantes, Aeroporto, Projeto Vozes, Turismo de Base Comunitária, Consid, Associação do Parque Santo Cristo, UFOB e Câmara de Vereadores.
“O município de Barreiras está inserido na zona turística “Caminhos do Oeste” e estamos em etapa final de organização do plano. Ele foi todo construído através da Turma Consultoria, e foi ponto obrigatório para que o município de Barreiras permaneça no Mapa do Turismo Brasileiro, pelo Ministério do Turismo”, disse a turismóloga Ana Rita Cathalá, pontuando que é necessário unir ainda mais esforços entre o poder público e a sociedade civil, para discutir as questões referentes ao desenvolvimento do turismo de Barreiras.
O Plano Municipal de Turismo está seguindo todas as etapas necessárias, como a coleta de informações, visitas técnicas aos atrativos, avaliações, consultas dos grupos da área de turismo para informações sobre pontos positivos, fracos, ameaças e possibilidades. “Essa reunião de hoje é um complemento da consulta pública que está no site da prefeitura de Barreiras disponível até o dia 25 de outubro. O objetivo do Plano é formatar as ações que possibilitem o desenvolvimento das atividades turísticas, identificando as potencialidades da cidade e alinhando o produto turístico do município às novas tendências e exigências do setor”, pontuou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo e presidente do Conselho Municipal, Roberto Carvalho.
Consulta pública
Está aberta a consulta pública para recebimento de contribuições para elaboração do Plano Municipal de Turismo. As pessoas interessadas em contribuir com ideias e sugestões deverão preencher até a próxima terça-feira (25), um formulário específico disponível no endereço https://forms.gle/GqeescBGsDJ351KH6. (Copie o link ao lado e pesquise no Google).