O Conselho de Ética da Câmara realizará sessão nesta quarta-feira (13), logo mais, às 11h, para instaurar 11 processos disciplinares para apurar suposta quebra de decoro parlamentar de deputados, entre eles o da representação do PL contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha”.
Também serão instaurados processos para apurar a conduta dos deputados Ricardo Salles (PL-SP), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), General Girão (PL-RN), Lindbergh Farias (PT-RJ), Abílio Brunini (PL-MT), Célia Xacriabá (Psol-MG) e André Fernandes (PL-CE).
O deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), presidente do colegiado, sorteará lista com três nomes de possíveis relatores para cada um dos casos.
Em outro momento, Lomanto Júnior escolherá um desses três nomes para fazer as apurações. Em função do encerramento dos trabalhos do Legislativo na próxima semana, essa etapa deve ficar apenas para 2024.
Após a definição do nome do relator, o escolhido terá um prazo de até dez dias úteis para elaborar um parecer preliminar em que deverá recomendar o arquivamento ou o prosseguimento da investigação.