O Conselho de Administração da Petrobras definiu segundo o portal g1, o nome de João Henrique Rittershaussen como o próximo presidente da empresa, de forma interina. A decisão foi tomada e será anunciada oficialmente nas próximas horas.
O conselho deliberou sobre a renúncia do agora ex-presidente da estatal Caio Paes de Andrade e declarou a vacância do cargo. Em seguida, Rittershaussen foi designado como presidente interino.
Rittershaussen é o atual diretor executivo de Desenvolvimento da Produção da companhia. Ele ficará no cargo até que o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assuma o posto.
Prates precisa ter o nome chancelado pelo Conselho de Administração. O processo deve ser concluído em até 30 dias.
Segundo a publicação, Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo, pela Petrobras, com MBA em gestão de negócios, pela Coppead (UFRJ), e Advanced Management Program, pela Insead (Institut Européen d’Administration des Affaires), da França.
Ele atua na Petrobras há mais de 30 anos e ocupou diversas funções gerenciais no segmento de E&P e Suprimentos.
Caio Paes de Andrade já havia comunicado ao conselho seu pedido de renúncia. Ele aceitou um convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e assumirá um cargo na gestão estadual paulista.