Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) comemoram nesta quarta-feira (27) a passagem do Dia do Auditor, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pelos auditores estaduais de controle externo e dos auditores estaduais de infraestrutura do TCM na fiscalização e na qualificação das administrações públicas municipais. O conselheiro presidente do TCM, Plínio Carneiro Filho, em nome dos demais conselheiros e dirigentes, parabenizou todos os profissionais que compõem o quadro de auditores do órgão e destacou a contribuição que prestam para o aperfeiçoamento da prestação de contas, a lisura e a efetividade dos investimentos públicos nos municípios baianos.
O presidente observou que o trabalho dos auditores é fundamental para a correção e eficiência da administração, porque eles têm a responsabilidade de realizar o exame técnico detalhado dos contratos e acompanhar a execução dos investimentos e obras públicas – isto, para o fiel cumprimento de todas as leis e normas que regem a administração pública. “Eles são o braço operacional do TCM que, como órgão constitucional do controle externo, exerce o dever de orientar e fiscalizar, em nome dos cidadãos, as gestões municipais”.
Destacou que os auditores são profissionais de várias áreas de conhecimento, como Direito, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, entre outras, selecionados em concurso público pelo TCM para atuar na fiscalização e na análise das contas da administração de todos os municípios baianos. Isto com o objetivo de evitar a inobservância de leis, a má aplicação de dinheiro público, desperdícios ou desvios. Com objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência, procuram também – sempre que possível – estimular o planejamento e adoção de soluções inovadoras, que tornem mais produtivos os investimentos públicos, de modo a que atendam os interesses da maioria dos cidadãos.
Para o conselheiro presidente Plínio Carneiro Filho, “devemos todos comemorar o Dia do Auditor, parabenizar todos os profissionais dedicados que exercem esta nobre missão. É um trabalho fundamental à administração pública, indispensável no regime democrático e que requer de seus profissionais não só qualificação especial, como responsabilidade e rigoroso compromisso ético. Parabéns a todos os auditores estaduais de controle externo e a todos os auditores estaduais de infraestrutura”, disse.