O conselheiro federal da OAB Luiz Coutinho participou, na última quinta-feira (3), do Simpósio Internacional de Direito CONSINTER, realizado na cidade de Madrid. O criminalista baiano representou o Conselho Federal da Ordem no evento, onde falou sobre a defesa do Estado Democrático de Direito e direitos fundamentais.
Coutinho ressaltou que a defesa da democracia e dos direitos dos cidadãos transcendem fronteiras e, por isso, é um debate que deve ser feito em todas as esferas possíveis. “Em qualquer lugar do mundo, precisamos defender as instituições, trabalhar por uma Justiça efetiva, que perpassa também por uma advocacia fortalecida. Somente dessa forma, obtendo segurança jurídica, poderemos vislumbrar uma sociedade mais justa e próspera, no Brasil, na Espanha ou em qualquer outro país”, afirmou.
O CONSINTER tem o objetivo de promover a autonomia individual para que, de forma construtiva e integradora, o indivíduo possa melhorar o próprio destino e o da sociedade em geral. No evento, participantes oriundos de diferentes países apresentam suas contribuições. A proposta é impulsionar instrumentos eficazes para a democratização do saber, a interação entre povos e a consolidação do desenvolvimento.
O Simpósio Internacional de Direito CONSINTER contou com palestras de professores internacionais e nacionais, e grupos de trabalho com apresentações orais de artigos científicos. Luiz Coutinho ressaltou a importância da representação da OAB no evento. “É um grande orgulho poder representar a nossa instituição e também a nossa advocacia, da Bahia e do Brasil, em um evento dessa relevância. Dessa forma, tivemos a oportunidade de apresentar nossas contribuições para a comunidade internacional”, concluiu.
O criminalista baiano participou ainda da assembleia ordinária da Secretaria-Geral do Centro Ibero-Americano de Arbitragem (CIAR), realizada no último dia (24), também em Madrid. Ele representou o Conselho Federal da OAB ao lado do ex-presidente da instituição, Cláudio Lamachia.