Alvo de uma operação deflagrada na quarta-feira (10) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o ‘Cartel das Placas’, que controla o mercado de emplacamento de veículos no Detran há mais de três décadas, teria um político como um dos principais para protege-los, conforme investigadores do Gaeco afirmaram ao jornal Correio.
Policiais que efetuaram as prisões contaram na publicação, que os dois alvos se disseram protegidos por esse conhecido político, com passagem por diversos partidos – entre os quais, MDB, PP e PDT – e cargos eletivos no Executivo e Legislativo. A citação ao político reforça as suspeitas do Gaeco de que ambos respondiam a pessoas acima deles no cartel.
Embora o MP-BA tenha mantido sigilo sobre os nomes dos dois principais alvos da operação, a coluna Satélite do jornal Correio publicou e informou que se tratam dos empresários Adriano Muniz Decia e Catiucia de Souza Dias, presos em suas residências, respectivamente, situadas em condomínios de luxo no Horto Florestal e em Busca Vida, onde foram encontrados gavetas cheias de dinheiro.