Dentre todos estes, o atual prefeito Marcos Vinícius é o que mais tem elevado o nome do município na Bahia
O município de Vera Cruz na ilha é uma cidade relativamente nova com apenas 56 anos de emancipação politica e prestes a completar 57 anos no dia 31 de julho, de frente para a capital baiana, banhada pela Baía de Todos os Santos com uma beleza natural incontestável.
O primeiro povoado foi fundado pelos jesuítas em 1560, quando construíram a Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, daí a origem do nome do município, no atual distrito de Baiacu. Da Fazenda Congo, que deu origem a Mar Grande resta a capela de Nossa Senhora das Candeias e uma casa central, ampla, ambas situadas em uma pousada no centro da cidade.
Vera Cruz possui 40 km de praias banhadas por águas mornas, protegidas por recifes na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contracosta que oferecem diversos roteiros turísticos. Sol e praia são os principais atrativos naturais e o cenário perfeito para a prática do ecoturismo e do turismo aventura com destaque para os esportes náuticos e aéreo (pára-quedismo).
A biodiversidade dos ecossistemas como manguezais, restingas e Mata Atlântica, da flora e da fauna marinha e terrestre têm despertado o interesse de especialistas das mais diversas áreas, resultando na recente criação de duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife das Pinaúnas.
Política
Na área política, nestes quase seis décadas de fundação, a existência do município passou por cerca de 13 mandatos de prefeitos, sendo que dentre eles foram divididos entre três gestões do ex-prefeito Nicandro Moreira, também por três vezes a cidade foi comandada pelo ex-prefeito Joseir Martins, por duas vezes por Antônio Magno, por duas vezes ficando então os outros sete assim distribuído, uma gestão de Almiro Antunes de Brito que foi o primeiro prefeito do município. E teve os ex-prefeitos com somente um mandato como exemplo Live, Rafael, Aginoel Aquilino dos Santos, Edson Velásquez, e não podemos deixar de lembrar que no período do mandato de Edson Velásquez aconteceram intervenções judiciais onde quem assumiu como prefeito foi o Antônio Crispim.
Essa cidade é remanescente, porém pode-se contrastar pela sua forma de escolha do seu governante observando a fidelidade do povo de Vera Cruz, ficando também visível o que aconteceu na última eleição para gestão onde foi eleito o atual gestor Marcos Vinícius (MDB) que teve o apoio incondicional do ex-prefeito que administrou a cidade por três vezes, não se pode negar o legado de individualidade de cada um, atualmente, segundo o Visão Cidade, o gestor vem desenvolvendo um trabalho muito importante para o município, são transformações na área estrutural, o que é visto por todos principalmente pelos mais jovens no município de Vera Cruz, o atual prefeito tentará o mesmo feito do ex-prefeito Antonio Magno que pela primeira vez no município se reelegeu gestor em sua existência.
É visível que o município está precisando de uma transformação na estrutura de saúde, na estrutura de transporte, na estrutura de educação e saneamento básico. Existem projetos que se alongam por vários anos, nesses último dia 30 do mês de abril foi discutido na Câmara de Vereadores o PDDU o que dá a referência ao norte para o município principalmente com o advento da provável construção da ponte que ligará Salvador a Itaparica.
Confira os nomes de todos os prefeitos que por Vera Cruz passaram até a data de hoje;
1º. 1962 a 1966 – Almiro Antunes de Brito
2º. 1966 a 1970 – Livio Grácia Galvão
3º. 1970 a 1972 – Joseir Martins dos Santos
4º. 1972 a 1976 – Rafael Arcelino Marques
5º. 1976 a 1982 – Joseir Martins dos Santos
6º. 1982 a 1988 – Aginoel Aquilino dos Santos
7º. 1988 a 1992 – Nicandro Moreira de Macedo
8º. 1992 a 1996 – Rogério Danes de Andrade
9º. 1996 a 2000 – Nicandro Moreira de Macedo
10º. 2000 a 2004 – Edson Velásquez – Antonio Crispim
11º. 2004 a 2008 – Nicandro Moreira de Macedo
12º. 2008 a 2012 – Antônio Magno´- 2012 a 2016
13º. 2016 – Marcos Vinicius,atual prefeito