sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Conheça todos os candidatos ao Senado na mais concorrida eleição em 30 anos
domingo 28 de agosto de 2022 às 13:00h

Conheça todos os candidatos ao Senado na mais concorrida eleição em 30 anos

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


A eleição para o Senado em outubro tem 237 candidatos registrados para 27 cadeiras em disputa, o que dá uma média de 8,7 postulantes por vaga. É a mais concorrida em pelo menos 30 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Em alguns estados, a disputa é ainda mais acirrada do que a média. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem 13 pretendentes ao Senado, seguido de Distrito Federal, Pará e Tocantins — com 12 candidatos cada. Os estados com menor concorrência são Alagoas e Maranhão, com 5 candidatos. Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul têm 6 pretendentes cada.

Para ajudar o eleitor a decidir em quem votar, a Agência Senado elaborou um perfil de cada candidato. O material reúne informações como partido, suplentes e trajetória política dos postulantes ao cargo.

Veja a seguir o perfil dos candidatos:

Seis candidatos concorrem ao Senado pela Bahia

Bandeira

▼  CACÁ LEÃO (PP)

Foto

Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão tem 43 anos e nasceu em Salvador. É filho do vice-governador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia e ex-deputado federal, João Felipe de Souza Leão. Formado em administração, foi eleito deputado estadual em 2005 e 2010 e, em 2015, deputado federal, estando em seu segundo mandato. Em 2017, foi o relator-geral do Orçamento da União e, reeleito deputado federal em 2018, em 2019, foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele também integra diversas frentes parlamentares, entre elas a do Empreendedorismo e a dos Transplantes.

1o suplente:
RONALDO CARLETTO (PP)

2a suplente:
IRMA LEMOS (UNIÃO)

▼  CICERO ARAUJO (PCO)

Foto

Cicero Ribeiro de Araujo é natural de Montes Claros (MG) e tem 63 anos. Funcionário público aposentado, foi candidato a suplente de senador pelo Psol da Bahia em 2010. Tem ensino médio completo.

1o suplente:
SILVANO ALVES (PCO)

2o suplente:
PEDRO CAVALCANTE (PCO)

▼  DOUTORA RAISSA SOARES (PL)

Foto

Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares nasceu em Belo Horizonte e tem 52 anos. É formada em medicina e pós-graduada em medicina de família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante dez meses, até novembro de 2021, foi secretária de Saúde de Porto Seguro (BA), cargo em que se notabilizou pela defesa do chamado kit covid, com medicamentos cuja eficácia no combate à doença não foi comprovada.

1o suplente:
ULISSES BRAMBINI (PL)

2a suplente:
ZILDETE SOARES (PL)

Foto

Natural de Salvador, Marcelo Siqueira Barreto tem 56 anos e é formado em administração. É presidente do PMN de Porto Seguro (BA). Funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) há 35 anos, integra o Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, do governo federal, há mais de dez anos. Militou nos movimentos estudantis e sindical.

1o suplente:
MARIVALDO NEVES (PMN)

2a suplente:
ROSA VIRGÍNIA MONTALVÃO (PMN)

▼  OTTO ALENCAR (PSD)

Foto

Otto Roberto Mendonça de Alencar nasceu em Ruy Barbosa (BA) e tem 75 anos. Formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas. Eleito deputado federal por três vezes — a primeira delas em 1986 para a Assembleia Constituinte — já foi vice-governador da Bahia, secretário de Saúde, da Indústria, Comércio e Mineração e de Infraestrutura. Eleito senador em 2014, presidiu diversas comissões no Senado, como a de Assuntos Econômicos. Participou da CPI da Covid-19.

1o suplente:
TERENCE LESSA (PT)

2a suplente:
HILDINHA MENEZES (PSD)

▼  TÂMARA AZEVEDO (PSOL)

Fonte: Agência Senado

Candidatos ao Senado

Nas eleições anteriores, a concorrência para o Senado foi a seguinte:

Ano 2022 2018 2014 2010
Candidatos por vaga 8,7 6,6 6,8 5
Ano 2006 2002 1998 1994
Candidatos por vaga 8 5,8 6,4 2,5

Veja também

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta-feira o pagamento de R$ 20 bilhões em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!