quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Conheça quem são os novos vereadores da Câmara Municipal de Salvador
quarta-feira 18 de novembro de 2020 às 10:40h

Conheça quem são os novos vereadores da Câmara Municipal de Salvador

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Conforme reportagem do jornal A Tarde, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) terá 17 caras novas na posse marcada para o dia 1º de Janeiro. O crescimento, em comparação com o pleito de 2016, foi de duas cadeiras, provocando uma mudança de 39,5% nas 43 cadeiras.

A maioria dos ‘novatos’ segundo a publicação, irão compor a bancada de governo na Casa, tendo suas candidaturas tuteladas pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Dem), ou pelo prefeito em 2021, Bruno Reis (Dem). Entre os neófitos encontram-se dois velhos conhecidos da gestão: o ex-secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga (PV), e a ex-diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Roberta Caires (Patriota).

“Minha vontade é trabalhar com inovação-empreendedorismo, e meio ambiente e mudança climática. O presidente da Câmara Municipal me ligou hoje e coloquei para ele minha proposta de criação de uma comissão de comissão de Emergência Climática na Câmara Municipal de Salvador”, revelou André Fraga.

O ex-secretário da gestão ACM Neto, é engenheiro ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e foi o único vereador do RenovaBR e da Raps eleito em Salvador.

Além do Codecon, Roberta Caires foi presidente presidente da Fundação Cidade Mãe e do Mulher Democratas Bahia. Formada em administração e direito, Roberta Caires é a criadora do Move Mulher, um movimento de expansão política e desenvolvimento feminino. A vereadora do Patriota promete construir projetos de apoio para Pessoas com Deficiência, pessoas gordas e promover iniciativas para retomada do valor do Centro Histórico de Salvador, entre outras coisas.

“Minha expectativa na câmara é poder fazer um mandato de relevância, com participação efetiva das pessoas. Fazer um mandato que traga a verdade das comunidades, das ruas; participativo, atendendo as necessidades e pleitos de quem quer o melhor pra coletividade. Agora é minha disposição total por nossa cidade”, destacou Caires.

O PCdoB elegeu o advogado, professor universitário, bancário da Caixa há 16 anos e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos (PCdoB). Oriundo dos movimentos estudantis, Vasconcelos foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e presidente da União da Juventude Socialista (UJS). Augusto é Mestre em política social pela Ucsal e especialista em direito do estado pela Ufba.

Esquerda

O presidente do Sindicato dos Bancários promete tocar na Câmara a pauta do trabalho, geração emprego e renda, esporte, qualificação profissional, defesa saúde, mobilidade urbana, questão ambiental e na geração de oportunidades para juventude.

“Penso que devemos ter uma Câmara mais próxima do cidadão e uma das propostas que vamos defender é a criação de uma plataforma digital, interativa, para a apreciação de projetos de lei. Qual nosso objetivo, criação de um aplicativo em celular para que o cidadão de Salvador possa ser consultado sobre matérias que sejam submetidas ao legislativo municipal”, destacou Vasconcelos.

É da esquerda que vem a primeira candidatura coletiva da história da Câmara Municipal de Salvador: Pretas por Salvador (Psol). Formada pela advogada feminista e criou da Ong Tamo Juntas – coletivo de advogadas que atuam em todo Brasil no atendimento jurídico de mulheres vítimas de violência doméstica e tentativa de feminicío- Laina Crisóstomo, pela estudante de Serviço Social da Ufba e militante em defesa dos Direitos Humanos e do fim do extermínio da juventude negra, Gleide Davis, e Cleide Coutinho, e Turismóloga e dirigente nacional do movimento de luta de moradia, Cleide Coutinho, a chapa coletiva prometem atuar em defesa de minorias e da tolerância religiosa.

“Nós temos várias bandeiras de luta. Eu sou do movimento dos sem teto, Laila é da luta pelo fim da violência contra mulher e Grace atua no combate ao extermínio da juventude negra. Mas combatemos o racismo, gordofobia, LGBTfobia, intolerância religiosa e várias bandeiras de luta. Eu sou evangélica, as meninas são do axé. Nossas decisões serão 100% coletivas e vamos atuar na comissão de mulheres e em toda comissão que dialogue com à população”, destacou Cleide Coutinho

Líderes comunitários

A eleição de 2020 deixou de fora vereadores de vários mandatos e promoveu uma ascensão de líderes comunitários, com histórico de disputa sem sucesso nas urnas.

Administrador com pós-graduação em gestão pública Marcelo Maia (PMB) é uma das grandes surpresas de 2020, com forte atuação no bairro de Brotas e Engenho Velho de Brotas, o líder comunitário foi eleito sem recursos e com uma campanha de corpo a corpo construída com ampla adesão de moradores e participantes dos projetos que desenvolve na comunidade.

Maia se descobriu na política após atuar como militante secundarista no antigo Centro Integrado de Educação Conselheiro Luiz Viana. Ele foi assessor parlamentar e exerceu, por dois mandatos, o cargo de administrador regional do bairro de Brotas, um cargo que equivale ao de Sub-prefeito do atual programa Prefeito Bairro.

“Serei um fiscal extremo da execução dos serviços público em nossa cidade, sobretudo Brotas, Boa Vista de Brotas e Engenho Velho de Brotas. Vamos lutar para dar um gás no atendimento do serviço público. Não é admissível que eles não funcionem ou que inexistam em alguns locais; serviços públicos de educação, saúde e limpeza urbana, por exemplo. Tive o apoio de 90% das associações atuantes no Engenho Velho, apoio sem nada em troca, apoio de quem acredita na luta e no projeto de melhoria para nossa comunidade, na Câmara eu serei um vereador Independente”, destacou Maia.

Outro líder comunitário eleito foi Anderson Ninho (PDT), um evangélico batista que já trabalhou como ajudante de serviços gerais, cobrador de ônibus, instrutor de auto escola até ser eleito pela atuação nos bairros de Pau da Lima, Dom Avelar, Castelo Branco, São Marcos, Vila Canário, Jardim Cajazeiras, Alto da Cebola e São Rafael. Formado em gestão pública com especialização em trânsito, assim como Marcelo Maia (PMB), Ninho começou sua trajetória política no movimento estudantil.

“Fui instrutor de auto escola durante dez anos e uma das minhas bandeiras para esse mandato será a criação da Escola Pública de Trânsito municipal, vamos lutar para implantar isso em Salvador. Nosso foco também será a promoção do esporte em nossa cidade, eu fui quatro anos ouvidor do esporte de Salvador, atuando na Semtel e sei da carência. Esse também é um mandato pela fé, terei uma atuação mais voltada aos valores cristãos, farei parte da bancada evangélica”, ressaltou Ninho.

Escolhidos

Foram eleitos o administrador Emerson Penalva (Pode), a enfermeira Debora Santana (Avante), a jornalista Cris Correia (PSDB), o Empresário Sandro Bahiense (Patriota), o servidor público Daniel Alves (PSDB), a produtora cultural Maria Marighella (PT), o líder comunitário George O Gordinho da Favela (PSL), o pastor e músico Irmão Lázaro (PL), o médico Dr. Jose Antonio (PTB), o diretor do Sindicato dos Rodoviários Tiago Ferreira (PT) e Julio Cesar dos Santos (Republicanos).

Veja também

Vereador Alexandre Aleluia critica preço de R$ 100 para estacionar na Fonte Nova em partida da Seleção Brasileira

O vereador Alexandre Aleluia (PL) criticou, na noite desta terça-feira (19), a cobrança de altos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!