quarta-feira 20 de novembro de 2024
Promotores de Justiça Aroldo Pereira, João Paulo Schoucair e Luciano Taques
Home / JUSTIÇA / Conheça o promotor de Justiça que faz políticos da Bahia perderem o sono
quarta-feira 16 de dezembro de 2020 às 15:17h

Conheça o promotor de Justiça que faz políticos da Bahia perderem o sono

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Em junho desse ano, ele foi escolhido para assumir a GAECO dentro do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO) tem atribuição para oficiar nas representações, procedimentos investigatórios, inquéritos policiais e processos destinados a identificar e reprimir as organizações criminosas, e coletar elementos de prova, frente à ocorrência de práticas criminosas ou ilícitas de maior dimensão ou complexidade, ou que importem maior gravame à coletividade.

O promotor de Justiça João Paulo Schoucair assumiu o GAECO e desde então, muitos políticos e autoridades não dormiram como antes.

Bahia Notícias / Justiça / Notícia / Chefe do MP-BA nomeia promotor de  Justiça João Paulo Schoucair para coordenar Gaeco - 30/07/2020
Promotor de Justiça João Paulo Schoucair

Eles perderam o sono após Paulo Schoucair  ser nomeado pela chefe do MP-BA, Norma Cavalcanti. Ele é considerado dentro do Ministério Público da atualidade como um dos melhores quadros do órgão.Ele foi um dos responsáveis pela Operação Adsumus na Bahia, que teve o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, como um dos principais alvos.

A impressão que se tem dentro do Ministério Público baiano é que com a chegada de Noema e principalmente de João Paulo ao GAECO houve um “desbloqueio” de operações e apurações com o apoio da polícia.

João Paulo Schoucair possui mestrado em Direito pela UFBA e especialista em ciências criminais e também é auxiliar da Procuradoria-Geral da República.

GAECO

Criado pela Resolução nº 004/2006 do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado da Bahia,

Nesse contexto, compete também ao GAECO combater a ação de agentes públicos integrantes de organizações criminosas e grupos de extermínio, realizando, em caso de necessidade, trabalho em conjunto com órgãos de segurança pública.

O perfil do grupo é de atuação discreta e de resultados, sempre buscando agilidade e efetividade na investigação e persecução dos crimes, de forma a embasar uma prestação jurisdicional segura e uma atuação ministerial voltada para o efetivo combate ao crime organizado no âmbito do Estado da Bahia.

Equipe – promotores

  • João Paulo Santos Schoucair – Coordenador (Líder)
  • Luiz Ferreira de Freitas Neto
  • Gilber Santos de Oliveira
  • Aroldo Almeida Pereira
  • Clarissa Diiz Guerra de Andrade Sena
  • Bruno Pinto e Silva
  • Ana Paula Coité de Oliveira
  • Karyne Simara Macêdo Lima

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!