O Ilyushin Il-80 é a aeronave projetada para proteger o presidente Vladimir Putin e a cúpula das forças armadas russas em caso de uma guerra nuclear.
Apelidado de “avião do Juízo Final”, a aeronave tem uma série de recursos para garantir a integridades das autoridades russas e funcionar como um Posto de Comando Aéreo.
O avião é pintado de branco para que reflita a energia térmica de uma explosão nuclear e também pode resistir aos pulsos eletromagnéticos desse tipo de ataque.
Além disso, o Ilyushin Il-80 não tem janela com o objetivo de proteger os ocupantes de um clarão após uma explosão.
Estimativas indicam que o avião russo tem 64,7 metros de comprimento, 60,1 metros de envergadura, 15,9 metros de altura e voe por 9.000 quilômetros com carga máxima.
O Ilyushin Il-80 foi desenvolvido com base no Ilyushin II-80 Maxdrome, sendo uma evolução da aeronave que foi desenvolvida pela União Soviética durante a Guerra Fria.
Apesar do sigilo sobre o projeto do avião, o Ilyushin Il-80 já foi roubado enquanto estava parado e passava por uma manutenção na região sul de Rostov Oblast, no sul da Rússia, em 2020. Na ocasião, equipamentos sensíveis foram levados pelos ladrões.