Nesta última quinta-feira (30) foi comemorado o Dia do Geólogo, profissional essencial para a cadeia de atividades do setor mineral. O Ministério de Minas e Energia (MME) conta com a atuação de diversos profissionais dessa área no âmbito das secretarias Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) e a Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB).
Sob a coordenação do MME, os geólogos que atuam na pasta contribuem para atividade de mineração no Brasil, que é responsável por 4% do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro. No Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao MME, esses profissionais trabalham no levantamento e interpretação dos dados hidrológicos e geotécnicos e na estabilidade de encostas e de maciços rochosos, que auxiliam na prevenção de cheias/inundação. Eles também atuam nos sistemas de alertas e no deslizamento de encostas por meio dos mapas de setorização de riscos.
Na Agência Nacional de Mineração (ANM), também ligada à pasta, os geólogos são fundamentais para garantir as competências essenciais de regulação e fiscalização dos recursos minerais da agência e garantir o aproveitamento racional dos recursos minerais. Os geólogos trabalham para dar segurança jurídica e técnica aos atos de outorgas/concessões de lavra dos recursos minerais e também para garantir uma mineração mais segura, sustentável e inclusiva.
Áreas de atuação
O geólogo trabalha na descrição das rochas e minerais e na coleta de amostras. Além disso ele também levanta dados e interpretação amostrais e geofísicos que comporão os mapas geológicos e de recursos minerais. Essas atividades minimizam os riscos dos investimentos em mineração.
A primeira fase do trabalho é a prospecção geológica, que é a procura do recurso mineral por meio de cálculos e análise complexas. Com isso é possível saber se o recurso encontrado é aproveitável econômica, social e ambientalmente. É nesse momento que se separa o minério (porção aproveitável) do estéril (porção não aproveitável).
Em seguida vem a fase de extração mineral ou lavra. Nessa etapa que os profissionais conseguem determinar o minério correto a ser explorado, tanto na mina quanto na alimentação da unidade de beneficiamento/tratamento.
A mineração no dia a dia
Você sabia que a mineração está muito presente na rotina das famílias? Os fios de cobre, por exemplo, são usados para a condução de energia elétrica. O lítio está nas baterias de smartphones, notebooks e drones e as ligas metálicas são usadas na produção de eletrodomésticos, carros e outros.
A atividade também visa garantir a segurança alimentar no Brasil. Com o fortalecimento do setor mineral será possível tornar o país autossuficiente na produção de nitrogênio, fósforo e potássio, componentes presentes nos fertilizantes. Além disso a mineração também é uma das protagonistas para a transição energética.