Na manhã desta quarta-feira (14), a Ipsos apresentou os resultados da oitava edição brasileira do ranking The Most Influential Brands, que analisa o nível de influência conquistado pelas 108 marcas pesquisadas. Os dados foram coletados em dezembro do ano passado, a partir da metodologia de tracking da Ipsos. Em linhas gerais, o estudo apontou que a população brasileira foi uma das impactadas pela Covid-19, na comparação com os outros 28 países pesquisados.
O YouTube ficou na segunda colocação. A Samsung, que estava na vice-liderança em 2019, caiu para a terceira posição – confira o ranking com as 10 primeiras abaixo.
Esta foi a 8ª versão brasileira do estudo, que avaliou 107 marcas em dezembro do ano passado. O ranking avalia as marcas tendo em vista 57 atributos diferentes, agrupados em 5 dimensões: inovação, confiança, presença, engajamento e responsabilidade social.
O estudo The Most Influential Brands entrevistou 2 mil pessoas, por meio de painel online. A única marca fundada no Brasil entre as 10 primeiras posições é O Boticário.
Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil, ainda destaca que a gestão de marca pode ser mais próxima das pessoas, de maneira a moldar comportamentos.
Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas façam mais pela sociedade – e 53% acreditam que as marcas têm feito um bom trabalho. “As marcas estão substituindo as instituições. Este é o novo papel das empresas”, declara.
“O que se espera das marcas mudou. A covid-10 acabou potencializando o peso de outras dimensões, como confiança e responsabilidade social. Não basta estar presente do lado do consumidor em um momento específico: tem que ser consistente nessa atuação”, diz Ana Hashizume, diretora de saúde de marca da empresa de pesquisa.
Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil, segundo a Ipsos:
Google
YouTube
Samsung
Microsfot
Facebook
Colgate
Nestlé
O Boticário
Mercado Livre
Mastercard