Primeira indígena e a segunda brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, é da cidade de Euclides da Cunha, norte da Bahia. Vanuzia Costa Santos, 50 anos, da aldeia Massacará, é técnica de enfermagem e assistente social.
Segundo o Bnews, ela é moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, que fica na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo.
![[Indígena e de Euclides da Cunha: conheça a primeira baiana a ser imunizada contra a Covid-19]](https://i0.wp.com/imagem.bnews.com.br/fotos/bocao_noticias/w5hNJ3-DY7PLw_yB4yK8MA/810x400/293815-IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?resize=660%2C326&ssl=1)
“Fiquei muito feliz de participar deste momento. Sou defensora da vida, de outras vacinas, da prevenção e da saúde. Devemos valorizar a educação, a ciência, e isso pode ser conciliado mantendo uma crença, com as rezas e a medicina tradicional do meu povo”.
“Não fui para o hospital porque ajudava a cuidar de outras seis pessoas, precisava ter força para dar uma palavra de conforto e cuidar deles sem me abater. Tinha um oxímetro [equipamento que mede a saturação de oxigênio na corrente sanguínea], mas não media minha respiração para não me apavorar. Fiz o teste em 15 de junho e já estava curada.”, completou em entrevista à assessoria de comunicação do Governo do Estado de São Paulo.
A indígena concluiu a graduação em Assistência Social com bolsa integral pela PUC-SP no ano passado, com aulas à distância. “O sinal era horrível na aldeia, corria com guarda-chuva para baixo de uma árvore. Fiz meu TCC inteiro pelo celular”, contou. Agora, ela pretende fazer residência em Saúde Mental para continuar a contribuir com seu povo e manter viva a herança dos ancestrais.