Evento acontece nesta segunda e terça-feira (09 e 10 de agosto)
Com o tema “Rede de Atenção à Saúde – Pandemia, cenários e perspectivas”, foi aberto na manhã desta segunda-feira (9), o 8º Congresso do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia). Com a participação de especialistas nacionais em Saúde Pública o evento acontece até a terça-feira (10) e tem o objetivo de apoiar e qualificar a gestão municipal do SUS com conteúdos estrategicamente elaborados e apresentados com foco nos gestores de saúde.
O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ressaltou a importância do evento e parabenizou o Cosems Bahia por todo o trabalho que vêm sendo feito durante a pandemia, e pela colaboração na construção de políticas públicas de saúde no estado. “Parabenizo toda a diretoria do Cosems pela realização do Congresso. O Cosems é um grande parceiro nosso. Agradeço pelo apoio dado à saúde dos nossos 417 municípios baianos”, afirmou.
“Defender e trabalhar pelo fortalecimento do SUS é uma caminhada de muita luta , de muitos desafios mas também de muitas oportunidades, de cuidar da saúde, de cuidar de quem mais precisa e preservar nosso bem mais precioso, a vida. Diante da pandemia que assola o mundo, desde 2020 a importância e universalidade do nosso sistema de saúde ficaram ainda mais evidentes. Com desafios ainda maiores, mas seguimos juntos e confiantes na nossa missão de fortalecer a saúde dos municípios baianos e defender o SUS”, destacou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Stela Souza durante abertura do Congresso.
Presente no encontro, a subsecretária de saúde do estado da Bahia, Tereza Paim afirmou “ao longo desse segundo ano de pandemia é como se uma reviravolta fizesse com que a gente pudesse olhar, planejar e a rede de atenção à saúde foi primordial nesse aspecto. Muito aprendemos, com técnica, com assistência, com acesso e suficiência na atenção primária, estendendo ao belo trabalho do Governador Rui Costa junto com a Secretaria Estadual de Saúde executou”, destacou.
O secretário de saúde de Salvador, Léo Prates parabenizou o Cosems pelo espírito democrático e por suas decisões colegiadas. “Salvador se sente muito honrada de está recebendo esse Congresso do Cosems e estou triste de não poder tá aí hoje. Aqui na Bahia nós temos um exemplo para o Brasil porque o nosso sistema é um sistema único de saúde, colocamos as diferenças ideológicas de lado e trabalhamos todos com o SUS”, afirmou.
Representando o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, o diretor do Conasems, Hisham Hamida, afirmou, “a Bahia está saindo na frente mais uma vez mostrando essa ligação com a inovação. Além de defendermos o SUS temos que mostrar que temos que acreditar nele, porque ele se mostrou forte, capaz de auxiliar o nosso país no enfrentamento a essa pandemia . Se não fosse o SUS o que seria de nós? Então conclamo a todos para que possamos acreditar nesse sistema único maravilhoso que representa todos os brasileiros. um sistema robusto, universal maior e melhor do mundo”, finalizou Hisham Hamid.
O Congresso será realizado até a terça-feira (10) e dentre os temas abordados no evento estão “Atuais necessidades de Saúde e a garantia da integralidade”, “Vacinação na pandemia – Cenário e desafios” e “Inovações Tecnológicas no Atendimento à Saúde”.