O Congresso dos Estados Unidos recebeu um projeto para banir o TikTok do país. O projeto foi anunciado pelo senador republicano Marco Rubio nesta semana e é bipartidário.
Se o projeto for aprovado, todas as transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia, ou sob influência desses países, serão bloqueadas.
O projeto surge em meio a temores de que a empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, possa enviar dados de usuários estadunidenses para o governo da China, ameaçando a segurança dos EUA.
As acusações começaram ainda sob o governo do presidente Donald Trump, que quase baniu o TikTok do país. Na ocasião, Trump não apresentou provas contra a rede social.
Recentemente, alguns estados dos EUA proibiram o TikTok em dispositivos oficiais dos governos estaduais. À Reuters, um porta-voz da plataforma disse que a possível proibição “não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA”.
“É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido promover, de forma política, a proibição, que não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA”, afirmou.