quarta-feira 18 de setembro de 2024
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília — Foto: Ag. Câmara
Home / DESTAQUE / Congresso coloca projetos em ‘banho-maria’ e empurra votações para depois das eleições
segunda-feira 16 de setembro de 2024 às 07:15h

Congresso coloca projetos em ‘banho-maria’ e empurra votações para depois das eleições

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Câmara dos Deputados e Senado desaceleram ainda mais os trabalhos a partir desta semana. Focados nas eleições municipais, parlamentares devem esvaziar o Congresso Nacional e retomar votações de propostas somente em outubro.

Os calendários do Legislativo têm sofrido alterações desde a largada das campanhas em agosto. O objetivo é equacionar o envolvimento dos congressistas nos pleitos e as análises de projetos.

Nas últimas semanas, as duas Casas cumpriram um calendário previamente acordado de funcionamento — presencial e semipresencial — para discutir textos ora consensuais, ora divergentes.

O cenário alterado pelas eleições afetou a conclusão da análise, na Câmara, de uma das propostas que regulamenta a reforma tributária, por exemplo.

No Senado, atrasou o início das discussões de outro projeto de regulamentação, já aprovado pela Câmara. Essas iniciativas são prioritárias para o governo Lula.

O encontro de congressistas com os eleitores nos municípios também influenciou e provocou adiamento da votação de outros dois projetos: o que libera os jogos de azar no Brasil e o que autoriza a venda de cigarros eletrônicos.

65 deputados e senadores titulares participam de forma direta das eleições municipais como candidatos a prefeito ou vice-prefeito – quase 11% do total de congressistas. De forma indireta, centenas de outros parlamentares atuam como cabos eleitorais.

Veja também

Nasa emite alerta para asteroide do tamanho de um estádio se aproximando da Terra

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA emitiu um alerta sobre um asteroide monstruoso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!