quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Reunião promovida pelo Instituto Assembleia de Carinho contou com a participação de parlamentares e funcionários Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Congraçamento junino na Assembleia Legislativa baiana é marcado pela solidariedade
quinta-feira 15 de junho de 2023 às 06:48h

Congraçamento junino na Assembleia Legislativa baiana é marcado pela solidariedade

NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou, nesta última quarta-feira (14), o tradicional congraçamento junino, que reuniu parlamentares e servidores, em um primeiro encontro após a pandemia da Covid-19, quando ficou restrito acesso às dependências da AL-BA. A reunião, promovida pelo Instituto Assembleia de Carinho, contou com algumas barraquinhas com petiscos de época e servidores vestidos a caráter.

O presidente Adolfo Menezes destacou o fato de ser a primeira comemoração junina da sua gestão, pois no último ano houve apenas um encontro em que foram compartilhados alguns sabores de mingau, num ato simbólico, mas que reuniu parlamentares e funcionários após o pior período da Covid-19: “Assumi em meio à pandemia de Covid-19 e não era possível ter aglomeração. No ano passado, melhorou, mas ainda havia registro de alguns casos, inclusive aqui na Casa e agora fizemos esse pequeno congraçamento, mas de coração”.

Muitos deputados estaduais participaram do encontro com o funcionalismo, logo após o encerramento da sessão plenária em que foi aprovada – em primeiro turno – o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi unânime a alegria “por esse momento de descontração ao lado de servidores e assessores tão importantes para o cumprimento dos nossos mandatos”, como observou o líder Rosemberg Pinto (PT).

Tradição

O congraçamento junino na ALBA é tradicional e sempre foi aguardada pelos servidores da Casa. Passada a gravidade da pandemia, funcionários e legisladores puderam usufruir de tudo que o período oferta. A servidora Evani Mendes, que atua no plenário, disse ter ficado feliz com esse encontro depois de algum tempo: “Esse é um momento que temos para relaxar e descontrair com os colegas. Esse é um momento alegre, com alguns petiscos de época que todo baiano gosta”, disse, frisando que o São João é sua festa preferida.

O cabo da Polícia Militar, Ricardo Vieira, lotado na Assistência Militar da Casa, parabenizou a ALBA por esse momento de descontração: “O São João é a festa mais forte no Nordeste. Aqui, não temos uma festa, mas temos esse momento de confraternização marcado pelo forró. Isso também é uma valorização da cultura nordestina, muito bem representada em toda a Bahia e em toda a região durante toda a série de festas do período junino”, explicou.

Animada, a servidora Gilmara, do gabinete do deputado Roberto Carlos (PV), estava “curtindo o som” e salientou a importância “desse momento de descontração dos funcionários e parlamentares, pois passamos muito tempo aqui dentro, muitos de nós nos conhecemos há anos e é rara a oportunidade de uma pausa nas tarefas diárias para conversar com os colegas sem estar de olho no relógio”.

Donativos

Além de promover o congraçamento, o Instituto Assembleia de Carinho, presidido por Denise Menezes, promoveu a campanha Inverno do Bem, arrecadando dinheiro, cobertores e agasalhos dos servidores, deputados e de pessoas que frequentaram a ALBA, para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade e que moram nas ruas. Em 2023, esta ação foi antecipada em função das chuvas e da baixa temperatura que atingiram Salvador nos últimos dias.

Ela explica que foram arrecadadas roupas de frio, agasalhos em geral que serão entregues às pessoas em situação de rua. “Também obtivemos doações em dinheiro, e faremos a distribuição nesta quinta-feira (15), a partir das 19h, em alguns pontos da cidade de Salvador, pois trata-se de uma campanha para tentar aquecer um pouco o coração destas pessoas com um gesto de solidariedade anônimo”, afirmou, acrescentando que também serão distribuídos pães, sopas, mingaus e água.

Veja também

Abin vê ameaças a democracias como principais riscos para 2025 e alerta sobre eleições na região

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) avalia que ameaças à democracia estão entre os principais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!